Guardiã da Vacinação: Plano de ação fortalece Enfermagem na imunização

Série de conteúdos voltados à imunização devem ser disponibilizados no Cofenplay

26.09.2024

Imunização
Grupo de trabalho entre os orgãos irá discutir medidas de valorização da Enfermagem no PNI

Diante da crescente complexidade do Programa Nacional de Imunização (PNI), com uma maior diversidade de vacinas e protocolos, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) realizaram, nesta quinta-feira (26), uma reunião na sede da autarquia, em Brasília. O objetivo foi fortalecer a parceria entre as instituições, buscando otimizar a atuação da Enfermagem na linha de frente da imunização e reforçar a capacitação dos profissionais envolvidos no processo de vacinação. 

Responsável não apenas pela administração e prescrição de vacinas, mas também pelo acompanhamento de seus efeitos adversos, a Enfermagem tem um papel histórico como “guardiã” das vacinas no Brasil, desde o início do PNI. Durante a reunião, foram traçadas estratégias para reforçar a visibilidade da categoria nas campanhas públicas de imunização, com o objetivo de fortalecer sua atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os enfermeiros desempenham um papel fundamental no processo de imunização, especialmente no SUS, onde são responsáveis por prescrever, administrar e monitorar as vacinas, além de acompanhar possíveis efeitos adversos. Essa atuação central, em conjunto com a equipe, coloca a Enfermagem na linha de frente da vacinação, sendo os técnicos de Enfermagem a maior força de vacinadores do país”, afirma Tatiana Melo, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP).

Dentre as principais ações, o Ministério da Saúde deve disponibilizar, através da multiplafatorma Cofenplay, uma série de conteúdos voltados à imunização, incluindo cursos para capacitação da Enfermagem. A proposta inclui um curso de qualificação para facilitadores nos estados, além da produção de materiais educativos para oficinas sobre imunização. 

Boas práticas em vacinação – O 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) abriu espaço para discutir questões sobre vacinação, destacando a relevância da cadeia de frio para a eficácia das vacinas. Foram abordadas a distinção entre vacinação e imunização, além da prática da “vacinação de oportunidade”. Também foram apresentadas diretrizes atualizadas para a administração segura de vacinas, assim como orientações sobre a organização da sala de vacinação e a prevenção de eventos adversos, enfatizando a necessidade de um ambiente exclusivo para a imunização.

.

Image 2 of 6

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais