Plenária discute projeto político e parlamentar para Enfermagem

Representatividade política é fundamental para melhorar as condições de vida e de trabalho dos profissionais de Enfermagem

24.11.2016

img_7426
Conselheiros federais e presidente do Coren-RR debatem questões de interesse da enfermagem brasileira

Nesta quinta-feira (24), estudantes e profissionais de Enfermagem lotaram o auditório do Centro Empresarial Ideias, em Boa Vista-RR, durante Plenária Pública organizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren/RR) para debater questões de interesse da enfermagem brasileira.

A Plenária Unificada teve a participação do vereador Genival Lima (PTC/RR), do presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima, Melquisedek Menezes, e de representantes técnicos de hospitais e unidades de saúde de Boa Vista.

Os temas abordados no encontro foram “Processo Legislativo e Projeto Político Parlamentar da Enfermagem” e “Ética no uso das redes sociais na perspectiva da Enfermagem”, com amplo debate realizado pelos conselheiros federais Vencelau Pantoja, Irene Ferreira, Gilvan Brolini, Luciano Silva e pelo presidente do Coren-RR, Josias Neves.

O conselheiro Luciano Silva, na abertura da plenária, apresentou os principais projetos de lei em tramitação na casa legislativa federal que beneficiam a Enfermagem. A vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira, destacou a importância da representação política da categoria e fez uma análise da conjuntura da política nacional, ressaltando o congelamento do orçamento na área da saúde, principalmente no SUS, que é o maior gerador de oportunidades de emprego da enfermagem brasileira. “Precisamos construir um projeto político para nortear e demarcar a posição da Enfermagem como instrumento de transformação”, disse Irene Ferreira.

Para o presidente do Coren-RR, a baixa representatividade política compromete projetos de lei de interesse da Enfermagem, como o que regulamenta a jornada de trabalho em 30h semanais (PL 2295/2000) e o projeto de criação do piso salarial (PL 459/2015). “Longas jornadas estão associadas a um aumento de ocorrências adversas na área de saúde”, ressaltou Josias Neves.

O conselheiro federal Vencelau Pantoja, que proferiu a palestra sobre ‘Ética nas Redes Sociais”, destacou a importância do comportamento ético do profissional de enfermagem frente às redes sociais e ressaltou o potencial das mídias sociais na divulgação da Enfermagem e das ações e atividades que os profissionais realizam.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais