Pós-Tec Enfermagem é tema de palestra durante terceiro dia do 25º CBCENF

Coordenadoras do programa apresentaram os detalhes da iniciativa, já consagrada como o maior projeto de especialização gratuita para técnicos do país

25.10.2023

A tarde do terceiro dia do 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) teve programação voltada à apresentação do Pós-Tec Enfermagem, o maior programa de especialização gratuita para técnicos do país. Já em seu segundo edital, a iniciativa vem contribuindo para o aprimoramento da assistência do país, gerando maior competitividade e produtividade ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Coordenadora Anne Araújo destacou a vasta produção acadêmica dos cursos, com grande conteúdo teórico

A palestra “Pós-Técnico de Enfermagem: contribuição para formação no nível médio”, coordenada pelo conselheiro federal Josias Neves e pela professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Nathalia Saraiva, contou com a presença de coordenadoras do programa que apresentaram os detalhes e a relevância da iniciativa.

A coordenadora do programa, Anne Araújo, evidenciou a vasta produção acadêmica dos cursos, com grande conteúdo teórico. “Desde a abertura da primeira inscrição do Pós-Tec, já somamos quase 120 mil inscrições de técnicos de todo o país”, revelou a palestrante, que também detalhou aos presentes o processo de Reconhecimento de saberes e competência (RSC), que permite aos alunos dispensarem conteúdos, caso já tenham experiência na área do curso escolhido.

Coordenadora Fabíola Gouvêia frisou humanização do programa

As duas primeiras turmas do Pós-Tec ofertaram cinco mil vagas cada, distribuídas entre os cursos de cuidados ao paciente crítico adulto, cuidado ao paciente crítico neonatal, Enfermagem em centro cirúrgico, Enfermagem em urgência e emergência e cuidado ao idoso na perspectiva da saúde coletiva. As inscrições para o segundo edital foram abertas no início do mês, totalizando quase 40 mil candidaturas. O resultado preliminar dos aprovados foi divulgado nesta terça-feira (24/10). O prazo para apresentação de recursos está aberto até o dia 28 de outubro.

“O diferencial do programa são os tutores, visto que todos são da Enfermagem. O Pós-Tec acredita na humanização e na importância do acompanhamento atento às dificuldades enfrentadas por cada um dos nossos alunos”, pontuou Fabíola Gouvêia, coordenadora do projeto.

Fabíola ainda destacou a criação de uma ferramenta que realiza atualização de dados para gerar gráficos com perfis sociodemográficos dos alunos. “Nos enche de orgulho saber que temos estudantes em todos os estados do país. Muitos nos perguntam se técnicos podem realizar especialização, e a resposta é que sim: eles não somente podem, como devem e já estão se qualificando”, afirmou.

Com abrangência nacional, os cursos oferecidos pelo Pós-Tec têm carga horária de 300 horas e acontecem em formato híbrido. O conteúdo teórico é promovido em formato virtual por meio de parceria com o Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da UFPB (CPT-ETS/UFPB), enquanto que a parte prática é realizada no local de atuação do técnico de Enfermagem.

 

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais