Premiação reconhece incentivo à Enfermagem Forense

Presidente do Cofen, Betânia Santos, e ex-presidente Manoel Neri foram agraciados com medalha

27.10.2022

Homenageados contribuíram na formação e atuação da Comissão

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, e o presidente do Conselho Regional de Rondônia (Coren-RO), Manoel Neri, foram homenageados pela Comissão Nacional de Enfermagem Forense (CNEF/Cofen) nesta quarta-feira (26/10), em Brasília. A entrega da Medalha Forense representa um reconhecimento pelo incentivo e apoio no desenvolvimento da Enfermagem Forense no Brasil.

Manoel Neri esteve à frente da gestão do Cofen durante o processo de reconhecimento da especialidade e foi um dos grandes responsáveis pela regulamentação da área no Brasil. Neri agradeceu o reconhecimento e ressaltou a importância da Enfermagem Forense.

Betânia é especialista em Enfermagem Forense

A presidente Betânia, especialista em Enfermagem Forense, destacou o avanço dos trabalhos da Comissão e da especialidade no Brasil. “Tenho a honra e satisfação de dar continuidade nos projetos da Comissão Nacional de Enfermagem Forense. Esse prêmio significa muito para mim, pois eu sei como a Enfermagem Forense é essencial no primeiro contato com as vítimas de violência, prestando um atendimento competente e humanizado”, afirma.

Entregue pelo coordenador da comissão, Antônio Coutinho, a medalha foi oferecida em homenagem àqueles que acreditam na prática como auxílio das pessoas vítimas de violência e oferecer ao judiciário provas idôneas e legais na busca da verdade e penalizar os agressores. “É através desse apoio que conseguimos prosseguir no desenvolvimento da Enfermagem Forense. Acreditamos que ainda há muito o que conquistar na atuação e valorização desses profissionais”, ressaltou Coutinho.

Manoel Neri foi responsável pela sistematização das competências e habilidades da Enfermagem Forense, ainda em 2017

Instituída pela Decisão Cofen 40/2019, a Comissão Nacional de Enfermagem Forense busca melhorar a assistência de profissionais de Enfermagem Forense e contribuir na formação de futuros profissionais da especialidade, que são responsáveis pela assistência em casos de abuso sexual, violência domestica, lesões por homicídio e suicídio, abuso de drogas e psiquiatria, conforme Resolução Cofen 556/2017.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais