PRESIDENTE DO COFEN ABRE SEMANA DE ENFERMAGEM EM RO

Durante o ciclo de palestra em comemoração a semana da enfermagem que começou ontem (quarta-feira) em Ariquemes, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Manoel Carlos Néri da Silva, elogiou o tema central do evento que optou em abordar o fortalecimento da enfermagem nas dimensões: política, social e cuidado.

17.05.2010

Durante o ciclo de palestra em comemoração a semana da enfermagem que começou ontem (quarta-feira) em Ariquemes, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Manoel Carlos Néri da Silva, elogiou o tema central do evento que optou em abordar o fortalecimento da enfermagem nas dimensões: política, social e cuidado.

De acordo com Manoel Carlos, os técnicos, auxiliares e enfermeiros eram tidos como categorias despolitizadas no âmbito dos conselhos de profissão, mas a realidade atual é diferente e elas têm tomado posições firmes em defesa das suas demandas e da qualidade da saúde brasileira, em especial do Sistema Único.

Manoel Carlos, que é natural de Rondônia, fez questão de registrar que ao assumir a presidência do COFEN implementou mudanças profundas que refletiram em todo o sistema. Foram mudanças que abrangeram desde a estruturação administrativa da autarquia até forma no trato com a coisa pública.

“Hoje temos um sistema respeitado no plano político e entre os seus inscritos. Estabelecemos relações entre as demais organizações representativas da enfermagem que culminou numa grande mobilização que lotou as dependências do Congresso Nacional na luta pela aprovação da jornada de trabalho de 30 horas e pelo piso salarial. Além da substancial melhora nas atividades fins ao apoiarmos a melhoria da infraestrutura dos Regionais”, disse Néri.

Em relação ao COREN-RO, Manoel Carlos reafirmou todo apoio ao presidente empossado, Diogo Nogueira, um enfermeiro de uma longa carreira dedicada ao serviço público estadual.

“Creio que o Dr. Diogo Nogueira cumprirá com sabedoria e competência essa nova missão. Novos desafios são impostos cotidianamente ao gestor, mas nada que não possamos vencer desde que tenhamos compromisso com os nossos ideais e com os nossos representados. Esse compromisso Diogo possui e saberá administrar nosso Coren com competência”, avalizou.

O presidente do COFEN lembrou que tem apoiado o Regional rondoniense na sua estruturação, a exemplo da doação de um carro para a fiscalização e os recursos para a construção de uma nova sede.

Nesta quinta-feira, às 08 horas, o evento prossegue com a palestra magna de Manoel Carlos Néri da Silva que abordará o tema “A dimensão Política da Enfermagem – exercício de democracia e cidadania”. Além deles vários outros palestrantes participam do evento até sexta-feira, a exemplo da Conselheira Federal Rita Chamma, presidente da Comissão Científica do COFEN, que abordará o tema ‘Aspectos éticos e legais da enfermagem que faz parte de um dos eixos do 13º CBCENF que ocorre em Natal (RN), em setembro.

O COFEN está veiculando uma campanha nacional nas TVs, rádios e revistas comemorativa a semana da enfermagem que valoriza as três categorias que compõem os profissionais da enfermagem: auxiliar, técnico e enfermeiro. A campanha também pode ser acessada pelo portalcofen.gov.br.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais