Presidente do Cofen debate valorização profissional em palestras

Manoel Neri realizou palestras na Semana da Enfermagem em Vilhena e Ji-Paraná (RO)

17.05.2019

Palestras reuniu estudantes e profissionais de Enfermagem

Com o objetivo de debater o panorama nacional e a valorização da Enfermagem, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, realizou palestras em sua terra natal, Rondônia, nesta quarta e quinta-feira (15 e 16). As palestras celebram a Semana da Enfermagem, comemorada anualmente de 12 a 20 de maio.

Na noite desta quarta-feira (15), Manoel participou da abertura da Semana de Enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em Vilhena (RO). Com o auditório lotado, Neri ministrou palestra sobre a “Valorização Profissional: rumos para a Enfermagem no Brasil”.

Apresentando dados da Enfermagem no Brasil e as ações realizadas pelo Cofen em prol da categoria, Neri enfatiza que a valorização começa também pelo profissional. “Nós precisamos valorizar nosso trabalho. Valorização se conquista através da luta cotidiana que faz a transformação da história. Só os movimentos humanos são capazes desta transformação”, disse na palestra realizada em Vilhena.

Manoel realizou mais uma palestra, na tarde desta quinta-feira (16), na 27ª Semana da Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO). Em uma abordagem geral, Neri debateu sobre as lutas da categoria, ressaltou a importância da representatividade política e a atuação dos conselhos em defesa da profissão.

Neri ponderou que os profissionais de Enfermagem têm pouca tradição de participar de movimentos em prol da categoria, porém é importante mudar essa realidade, pois a Enfermagem necessita de representatividade política. “A organização política da categoria ainda é frágil e sofre influências do processo histórico desde os tempos remotos, em que o cuidado aos seres humanos era visto como uma prática caritativa e tipicamente manual”.

Manoel palestrou na 27º Semana da Enfermagem de Rondônia

Ao falar sobre as lutas e os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, Manoel afirma que a não aprovação desses projetos afeta diretamente a qualidade de vida dos profissionais. “O PL 2295/00 que regulamenta a jornada de trabalho tramita há 19 anos no Congresso. Esse ano vamos conseguir aprovar a lei do descanso digno, apresentada pelo ex-senador do estado de Rondônia Valdir Raupp”, destacou Neri.

Com foco no debate sobre a valorização profissional, Manoel finalizou a apresentação destacando que esse tema é um dos mais antigos da Enfermagem.

Muito aplaudido pelos profissionais presentes, as duas palestras contaram com auditórios lotados.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais