Presidente do Cofen recebe Moção de Louvor da Câmara Legislativa do DF

Homenagem reconhece o trabalho desenvolvido por Neri em prol da Enfermagem, da saúde brasileira e da população do Distrito Federal

16.08.2024

Homenagem ocorreu durante sessão solene que celebrou os 19 anos do Samu/DF. Foto: Yuri Freitas – Agência Saúde

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, foi agraciado com uma Moção de Louvor pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta quinta-feira (15), durante uma sessão solene que celebrou os 19 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/DF). A homenagem foi proposta pelo deputado Jorge Vianna (PSD) em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Neri em prol da Enfermagem, da saúde brasileira e da população do Distrito Federal. Na cerimônia, o presidente foi representado pelo ouvidor-geral do Cofen, Eduardo Fernando.

O ouvidor e também ex-coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue/Cofen), recebeu a honraria em nome de Manoel Neri. “É uma honra receber esta Moção de Louvor, que reconhece todo o trabalho realizado em prol da Enfermagem brasileira, em especial da urgência e emergência”, evidenciou. Durante a pandemia da covid-19, Manoel Neri deliberou resoluções históricas que fortaleceram a atuação dos profissionais de Enfermagem na linha de frente, assegurando o cumprimento de suas atribuições e a padronização das práticas assistenciais.

Manoel Neri agradeceu a homenagem e dedicou a Moção aos integrantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e aos profissionais que fazem a Enfermagem acontecer em todo o país. “Agradeço ao deputado Jorge Vianna pela propositura e compartilho este reconhecimento com os mais de três milhões de profissionais de Enfermagem no Brasil, que diariamente dedicam-se a cuidar da saúde de nossa população”. Ele ainda ressaltou a produção normativa e abrangente da Conue, que contribuiu significativamente para o aprimoramento da Rede de Atenção à Urgência e ao Sistema de Saúde Brasileiro.

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue/Cofen) foi instituída em 2016 com a finalidade de assessorar tecnicamente as decisões do Conselho, visando garantir a qualidade e a efetividade da assistência ao paciente crítico, ampliar o acesso ao cuidado e direcionar as ações dos profissionais no âmbito da urgência e emergência. 

Em seus quatro mandatos à frente do Cofen, incluindo sua atual gestão, Manoel Neri coordenou uma reestruturação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, sempre pautada por princípios republicanos. Sua gestão foi marcada por iniciativas voltadas à valorização da Enfermagem, incluindo programas de formação técnico-científica e a defesa de demandas históricas da categoria, como o Piso Salarial e a regulamentação da jornada de trabalho. Além disso, sua atuação tanto no Cofen quanto no Conselho Regional de Rondônia (Coren-RO), em que também foi presidente, foi pautada por ações no campo da fiscalização e da normatização, trazendo mais segurança ao exercício profissional da Enfermagem.
 
Durante a pandemia de covid-19, Neri liderou a resposta inicial do Cofen, implementando o Observatório da Enfermagem, a primeira iniciativa no Brasil a monitorar casos da doença entre uma categoria profissional específica. Sob sua liderança, foram coordenadas ações de fiscalização que pressionaram o governo a adotar medidas de proteção, muitas delas pleiteadas pelo Cofen na Justiça. Além disso, Cofen atuou de forma decisiva no combate à disseminação de notícias falsas, promovendo uma prática de Enfermagem baseada em evidências, o que consolidou a autarquia como referência em comunicação pública durante a crise sanitária.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais