Presidente do Conselho Internacional de Enfermagem debate rumos da profissão

Confira entrevista exclusiva da presidente Judith Shamian ao Cofen

25.05.2017

Judith Shamian deu boas-vindas aos profissionais de Enfermagem do Brasil pelo retorno do ICN

A presidente do Conselho Internacional de Enfermagem (CIE), Judith Shamian, concedeu, na tarde desta quinta-feira (25), em Barcelona, na Espanha, uma entrevista exclusiva ao jornalista Neyson Freire, do Conselho Federal de Enfermagem.

A presidente falou sobre o retorno do Cofen ao CIE, Enfermagem de Práticas Avançadas, as tendências da profissão em nível global e finalizou com uma mensagem aos profissionais de enfermagem do Brasil.

Confira trechos da entrevista:

O Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) articula a ação coletiva global das entidades nacionais. De que forma o retorno do Cofen ao CIE pode beneficiar a Enfermagem brasileira e impactar a Saúde Coletiva em nosso país?

Há benefícios globais, regionais e locais. De uma perspectiva global, o CIE dialoga com todas as organizações, como aconteceu nesta semana na OMS, em Genebra, quando intervimos em diversos tópicos, como representantes de todas as profissionais de Enfermagem do mundo, inclusive do Brasil. Em nível regional, há desafios específicos, e o CIE pode trazer o conhecimento, a experiência e a expertise para trabalhar em questões regionais.

A Enfermagem de Práticas Avançadas, defendida pela OPAS/OMS, tem estado em pauta no Brasil e na região. Como o CIE avalia os rumos tomados pela profissão na América Latina e, em especial, no Brasil?

Em algumas regiões do mundo, as Práticas Avançadas de Enfermagem já está muito consolidada. Há programas de educação, regulamentação e financiamento governamental ou de outras instâncias. Na América Latina, está apenas começando, ainda lentamente. No Brasil, por exemplo, a maioria dos profissionais de Enfermagem completa o curso técnico de dois anos.

Quais as principais tendências da profissão, em nível global?
Especialização é uma tendência global, assim como as Práticas Avançadas. Há muitas discussões também sobre o maior envolvimento dos profissionais de Enfermagem nas políticas. A tendência é que os profissionais de Enfermagem tenham educação universitária, e com preparação para atuação em comunidades. Um dos desafios é que há uma necessidade crescente de enfermeiros graduados. É um desafio para muitos países formar os recursos humanos necessários.
Quais a sua mensagem para os profissionais de Enfermagem do Brasil?
Bem-vindos de volta ao CIE. O profissionais de Enfermagem do Brasil são fundamentais para o Brasil e no mundo.
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais