Presidente prestigia encontro de Saúde Mental do Cofen

Evento encerra com agradecimentos e um forte sentimento de mudança na saúde mental

02.06.2022

Presidente Betânia parabenizou a realização do encontro e o projeto Enfermagem Solidária, ao lado de Dorisdaia, coordenadora da Conaesm

O último dia do encontro híbrido: Enfermagem Solidária inovando a atuação da Enfermagem na Saúde Mental do século XXI, promovido pela Comissão Nacional de Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Conaesm/Cofen) foi marcado por palestras importantes na área e pela presença da presidente do Cofen, Betânia Santos.

A presidente se comoveu relembrando o momento mais difícil enfrentado pela categoria no início da pandemia. “Gostaria de parabenizar a Comissão de Saúde Mental pelo belíssimo trabalho realizando esse encontro, e aos voluntários e todos os envolvidos no programa Enfermagem Solidária, que atuaram nesse projeto tão importante desde o início da pandemia, acolhendo e ouvindo milhares de profissionais de Enfermagem num momento tão necessário”, disse.

O evento foi transmitido pelos canais oficiais CofenPlay, Youtube e Facebook e a primeira mesa de debates do segundo dia de encontro foi sobre Pressupostos da Saúde Mental como facilitadores da gestão em Enfermagem/Gestão Pública. Pela manhã, os debatedores discutiram também sobre Formação na Enfermagem psiquiátrica e Saúde Mental para o trabalho: Patrimônio, Estratégias, Realidades, Casos e Descasos. Já no final do turno matutino, o tema abordado foi RAPS: Atuação do Enfermeiro de Saúde Mental nas RAPS: Cuidado Integral e Resolutivo às pessoas em sofrimento mental?

Participantes no dia de encerramento do evento

Logo em seguida, os enfermeiros debatedores conversaram sobre as Práticas Integrativas na Saúde Mental, explicando como o auxílio da arte gera benefícios para o processo de reabilitação psicossocial. “A arte é uma possibilidade ótima dentro dos serviços de assistência de saúde mental”, relatou a enfermeira e debatedora Andréa Alves.

Com vários participantes de forma online e presencial, o encontro encerrou suas atividades com agradecimentos e um forte sentimento de mudança na saúde mental. “O encontro possibilitou perceber o papel do enfermeiro para abraçar o paciente e participar do desenvolvimento do projeto terapêutico singular”, finalizou Anderson Funai, enfermeiro integrante do projeto Enfermagem Solidária.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais