Primeiro curso de Enfermagem da Região Norte comemora 77 anos

Cofen homenageia uma das mais importantes escolas de Enfermagem do país

12.11.2021

Instituição homenageia os envolvidos na luta contra a Covid-19

A equipe da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) celebra, esta semana, 77 anos de existência. Em solenidade com participação de professores, alunos e corpo administrativo do campus de Belém, houve a entrega de uma placa em homenagem aos envolvidos na luta contra a Covid-19. Durante a pandemia, cerca de 1700 pessoas foram atendidas por dia na instituição.

“Nós do Cofen reconhecemos a importância dos campi da Escola Magalhães Barata, pela sua tradição e qualidade em ensino, pesquisa e extensão. Por isso, é com grande carinho que saudamos os profissionais envolvidos nessa história”, afirmou o vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Antônio Marcos.

Atualmente, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPA está presente em Belém, Altamira, Conceição do Araguaia, Tucuruí, Santarém e Curuçá. Por semestre, são formados 500 profissionais na capital e 150 nos demais campi, todos preparados para dar assistência às populações mais carentes, em regiões típicas da região amazônica, como indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Com tradição de sete décadas no aperfeiçoamento à atenção de males como Hanseníase, Malária, Febre Amarela e outras doenças, a escola recentemente atravessou mais um desafio sanitário: antecipar a formatura de profissionais com expertise em atender os primeiros casos de Covid-19 até o processo de imunização.

Segundo a coordenadora da Escola de Enfermagem do campus de Belém, Margarete Bittencourt, o capítulo mais recente da escola foi árduo de se escrever. “Meses de muito trabalho, sem saber se voltaríamos para nossas casas, encarando a morte diariamente. Perdemos cinco dos nossos melhores profissionais. Foi uma dor imensa. Mas também assistimos ao grande “bum” da Enfermagem, que se mostrou a que veio. Finalmente, sentimos o sabor da valorização e gostamos”, comenta a enfermeira.

Escola se tornou um marco da Enfermagem brasileira – A Escola Magalhães Barata foi a primeira a fornecer um curso superior ao estado, e defendida por governantes da época pela necessidade de implantar a formação de profissionais para unidades de saúde da capital Belém e demais centros no interior do Pará. Havia um grande interesse na região, devido ao crescimento da produção de borracha como matéria-prima de armamentos para diversas tropas atuantes na Segunda Guerra Mundial.

Escola se tornou um marco da Enfermagem brasileira

O campus atravessou a linha do tempo, marcando a história do Brasil. Foi inaugurado em 1944, pelo Decreto N° 174, de 10 de novembro, quando doenças tropicais variadas assolavam a população. Na época, era coordenado pela enfermeira canadense Mabel Faust, seguidora do modelo nightingaliano, em referência à Florence Nightingale, renomada enfermeira Inglesa.

Semanas depois, o Decreto N° 181 alterou a sua nomenclatura para Escola de Enfermagem Magalhães Barata, em homenagem ao maior defensor do projeto. Desde então, a escola tornou-se um marco da Enfermagem brasileira. Em 1949, as 16 primeiras formandas colaram grau, em 5 de agosto de 1949. Mais tarde, as enfermeiras passaram a constituir o corpo docente da escola, que gradativamente começaram a fazer parte do Departamento Nacional de Saúde.

O ensino de pós-graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) alcançou excelência no decorrer dos anos. Lá, também surgiu a primeira turma de mestrado em Enfermagem, com a parceria da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As instalações do campus ainda estão localizadas no mesmo prédio desde a sua inauguração.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais