PROCURADOR GERAL DO COFEN MINISTRA PALESTRA NO PAUTAR BRASIL 2009

Iniciou ontem (24), em Brasília, a versão 2009 do Pautar Brasil, que traz a proposta de examinar "O Poder das Profissões e a Responsabilidade dos Profissionais". O evento, que se estende até hoje (25), é uma contribuição do Brasil ao Fórum Mundial de Profissões para a Sustentabilidade, a ser realizado em maio de 2010, na capital Brasília.

25.08.2009

Iniciou ontem (24), em Brasília, a versão 2009 do Pautar Brasil, que traz a proposta de examinar “O Poder das Profissões e a Responsabilidade dos Profissionais”. O evento, que se estende até hoje (25), é uma contribuição do Brasil ao Fórum Mundial de Profissões para a Sustentabilidade, a ser realizado em maio de 2010, na capital Brasília.

Atendendo à solicitação dos participantes das edições anteriores, o Pautar Brasil 2009 abre suas portas para debates e para a participação da sociedade civil, dos profissionais e das universidades, de seus dirigentes, professores e principalmente dos estudantes.

A iniciativa conta com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que, na ocasião, esteve representado pelo seu procurador geral, Dr. Ivo Aguiar Lopes Borges.

Com a palestra “Obrigatoriedade da anuidade x Ações judiciais”, Dr. Ivo Borges falou na tarde de ontem a importância das anuidades para que os conselhos cumpram sua função fiscalizadora em prol da prestação de bons serviços à sociedade e do próprio profissional. “Nós cobramos essa contribuição para que a mesma seja revertida em benefícios da categoria, do estado e da sociedade”, afirmou o procurador geral do COFEN. Além disso, Dr. Ivo Borges deu orientações a todos os presentes acerca das ações judiciais que porventura venham a afetar os conselhos profissionais.

Pautar Brasil

Idealizada e organizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social (IBDES), a primeira edição da série Pautar Brasil aconteceu em 2007, em um evento que, por intermédio do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas (CONSELHÃO), tratou dos Projetos Nacionais dos Conselhos Federais e do objeto de cada profissão ali representada.

Através da realização de debates em sete áreas temáticas a respeito do desenvolvimento dos Conselhos Federais de profissões, gerou o Relatório Pautar Brasil. Na época, treze Conselhos apresentaram suas propostas e ações, segundo demandas e necessidades dos Conselhos de Profissões e da sociedade civil, as quais resultaram no Documento Pautar Brasil.

Na oportunidade também foi lançada a publicação ” O Congresso e as Profissões”, que trata da relação de forças das profissões e dos Conselhos Respectivos no Congresso Nacional e o histórico profissional dos Deputados Federais e Senadores da legislatura 2007-2010, fomentada pelo IBDES.

No ano seguinte, a segunda edição do evento buscou debater a atuação profissional e o livre trânsito de profissionais no âmbito do Mercosul. Foi lançada então a série Conselhos Profissionais, da Coleção Pautar Brasil, composta por dois títulos de autoria do advogado e escritor Pedro Paulo de Castro Pinheiro: “Os limites do poder regulamentar dos Conselhos de Fiscalização Profissional” e “Autarquias sui generis – 1000 emendas”.

Com informações de www.pautarbrasil.org.br

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais