Profissionais de saúde lidam com medo e pressão no combate ao coronavírus

Além de estarem mais expostos à Covid-19, que já provocou o afastamento de mais de 7 mil deles, esses profissionais também têm que lidar com o estresse psicológico.

27.04.2020

Assista, na íntegra, reportagem veiculada neste domingo pelo Fantástico

Os profissionais da saúde tem enfrentado o inimigo de perto. Nos números do Conselho Federal de Enfermagem, sem contar com os médicos, 860 mil profissionais da saúde atuam em hospitais, clínicas, unidades básicas e avançadas de saúde em todo o país.

O novo coronavírus já provocou mais de 7 mil afastamentos do trabalho. Só nos serviços de enfermagem, 53 pessoas já morreram por causa da doença. Entre as queixas dos profissionais da saúde está a falta de estrutura. Mas o medo, as longas jornadas de trabalho e a grande pressão também atingem em cheio quem está na linha de frente do combate à Covid-19.

Quem se deu conta primeiro do tamanho desse problema foram os próprios profissionais de saúde. Muita gente se apresentou de forma voluntária pra oferecer acolhimento emocional pra quem tá sofrendo. Foram criados vários grupos. Um deles, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Cada voluntário oferece um atendimento online – que pode ser por vídeoconferência, ligação telefônica ou até por escrito – onde o profissional de saúde pode contar sobre as suas angústias, desabafar. Segundo os especialistas, só falar sobre isso, ser ouvido e entendido, já traz uma melhora, um alívio.

Assista, na íntegra, reportagem do Fantástico.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais