Programa de Capacitação do Novo Manual de Fiscalização finaliza atividades

Rio Grande do Sul foi o último estado a receber o treinamento promovido pelo Cofen. Desde julho, o programa de capacitação da fiscalização alcançou mais de 500 participantes.

02.10.2024

Auditório lotado de pessoas
Treinamento no Rio Grande do Sul encerra atividades do programa de capacitação da fiscalização

Visando o aprimoramento contínuo do trabalho de fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, o Programa de Capacitação promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) encerra, nesta quarta-feira (2), o ciclo de treinamentos iniciado em fevereiro de 2024.

O curso percorreu 13 estados mais o Distrito Federal e reuniu representantes dos 27 Regionais, totalizando mais de 500 participantes, entre enfermeiros fiscais, conselheiros regionais, advogados e áreas diversas. Rio Grande do Sul foi o último estado devido às chuvas que atingiram a população gaúcha em julho.

Mulher branca e loira ao lado de homem negro
Marisa Miranda, chefe do DFEP/Cofen, e Walkírio Almeida, enfermeiro fiscal

O enfermeiro fiscal Walkírio Almeida e a chefe do Departamento de Fiscalização e Exercício Profissional (DFEP/Cofen) Marisa Miranda apresentaram o novo Manual de Fiscalização, aprovado em agosto, por meio da Resolução Cofen nº 725/2023. A finalidade do programa, conduzido pela conselheira federal Helga Bresciani pelo DFEP, foi de aperfeiçoar o conhecimento sobre as normas do documento atualizado, que apresenta orientações mais claras e direcionadas sobre os procedimentos de fiscalização. Entre as novidades, está o maior dinamismo nos instrumentos fiscalizatórios, possibilitando maior participação da gestão nos processos de trabalho, bem como levantamento de dados, monitoramento e a avaliação das atividades de forma precisa.

Todos os participantes do evento posando para a foto em frente ao auditório
Última capacitação aconteceu em Porto Alegre, com representantes do Cofen e do Coren-RS

Marisa destaca a fiscalização como função finalística dos Conselhos de Enfermagem: “Ela corresponde, acima de tudo, a um ato pedagógico que busca estimular os valores éticos da profissão e assegurar a qualidade da assistência prestada à sociedade”.

“A gestão do Cofen possui o compromisso renovado de oferecer condições para uma atuação fiscalizatória exitosa em todo o território nacional, e seguiremos trabalhando para cumpri-lo”, complementa a conselheira Helga, reafirmando o compromisso do Cofen.

Saldo positivo da capacitação

Como a diretrizes foram modificadas com relação ao antigo Manual de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, o treinamento precisou envolver gestão, jurídico e fiscais, a fim de discutir os avanços e perspectivas do novo documento.

Resultados observados:

  • Fortalecimento da interação entre as áreas, criando um ambiente propício para fiscalizações com eficiência, eficácia e resolutividade.
  • Melhoria na eficiência e na qualidade do processo de trabalho da fiscalização, beneficiando diretamente a sociedade.
  • Por ser atividade finalística, foi possível observar o entendimento da gestão e sua inserção no processo.

Impactos sobre o processo de trabalho:

  • Oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal e profissional, além de contribuição para o enriquecimento da fiscalização em nível individual e coletivo.
  • Os participantes puderam expandir suas habilidades técnicas e competências para entenderem a diferenciação entre o modelo antigo e o modelo novo do processo de trabalho.
  • Enfermeiros fiscais, gestores e corpo jurídico de diferentes Conselhos de Enfermagem puderam compartilhar conhecimento, diretrizes e instrumentos sobre a fiscalização de conformidade e operacional, planejamento e a transversalidade necessário para tornar o processo efetivo.
  • Exercício da fiscalização com práticas diferenciadas
  • Organização dos processos de fiscalização com otimização da qualidade do processo e resolutividade das ilegalidades e irregularidades encontradas na fiscalização.

Novos programas para a Fiscalização

Este ano, o Cofen inovou na área de Fiscalização com os programas Pró-ética e Pró-fiscalize e a publicação da Resolução 755/2024. O lançamento dos planos de incentivo fiscal aos programas de ética e fiscalização da nova gestão terão investimentos ampliados, com perspectivas de impacto direto na proteção, qualidade, autonomia e desenvolvimento da profissão. Já a normativa reestrutura e regulamenta a Força Nacional de Fiscalização (FNFIS), buscando melhorar as ações de fiscalização e o apoio operacional dos regionais como órgão permanente em todo país.

Fonte: Ascom/Cofen - Tânia Moraes

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais