Programa Nacional da Qualidade do Cofen recebe nova estruturação

Normatização busca reconhecer a excelência profissional com foco nas gestões da qualidade, de risco e da segurança do paciente

22.07.2022

Plenário do Cofen aprovou resolução que normatiza programa

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou a Resolução 702/22, responsável por normatizar o Programa Nacional da Qualidade (PNQ). A decisão, aprovada pelo plenário do conselho, busca reconhecer a excelência no exercício profissional da Enfermagem com foco nas gestões da qualidade, de risco e da segurança do paciente. 

O PNQ passa a ser constituído por três áreas de atuação, sendo elas a de reconhecimento do mérito no exercício profissional, de qualificação do cuidado em saúde e de gestão da qualidade. Com a estruturação, o programa agora conta com a Comissão Nacional da Qualidade e Segurança do Paciente e o Núcleo de Gestão da Qualidade do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, além da já existente Comissão Nacional de Certificação da Qualidade.

Nova estruturação do PNQ

“O programa irá promover estratégias que incentivem a adoção de boas práticas assistenciais e administrativas no território nacional, bem como reafirmar o protagonismo do Cofen na defesa da excelência na prática de Enfermagem”, destacou Betânia Santos, coordenadora do PNQ.

Com o foco na segurança do paciente, a comissão responsável capacitará profissionais nas gestões de qualidade e de risco, bem como será responsável por emitir pareceres e propor diretrizes vinculadas à temática. O Núcleo de Gestão terá como papel principal garantir uma execução qualificada das atividades finalísticas e de apoio da autarquia.

Selo de Qualidade é uma das iniciativas do programa

Por meio da comissão de certificação, o PNQ dará continuidade ao Selo de Qualidade do Cofen, iniciativa que objetiva estimular o desenvolvimento profissional ao evidenciar boas práticas que contribuam para uma assistência de Enfermagem segura e isenta de riscos. A inscrição para avaliação e elegibilidade é voluntária e sem ônus para instituições de saúde e de educação. Mais informações podem ser obtidas no site do programa.

“Esta nova fase do PNQ vai abraçar a oferta da gestão da qualidade não apenas junto aos profissionais, mas também dentro dos conselhos, para que possamos adotar procedimentos padrão em nossas atividades. Esta estruturação também posiciona um olhar atento à segurança do paciente, uma política nacional e transversal a todos os processos de Enfermagem, seja na formação educacional ou no exercício profissional”, afirmou Heloísa Helena da Silva, coordenadora da Comissão Nacional de Certificação.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais