Programa oferece acesso rápido e integrado a cuidados especializados para pacientes com câncer

Iniciativa visa a oferecer uma experiência de atendimento integrada, em que o paciente pode acessar vários exames e consultas de forma centralizada, sem precisar entrar em múltiplas filas ou buscar atendimento em diferentes locais

25.10.2024

Profissional de saúde conversando co paciente
Enfermagem desempenha um papel essencial tanto na atenção primária quanto em serviços especializados

O Ministério da Saúde instituiu o Programa Mais Acesso a Especialistas com o objetivo de reduzir a fragmentação no atendimento e agilizar o processo de diagnóstico e tratamento, beneficiando diretamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da Portaria nº 3.492/24, a iniciativa visa facilitar o acesso a consultas e exames especializados com menor burocracia, promovendo encaminhamentos realizados pelas equipes de atenção primária e permitindo que os pacientes tenham acesso ágil a esses serviços, especialmente para acelerar exames preventivos e o tratamento de condições como o câncer de mama.

A proposta busca oferecer uma experiência de atendimento integrada, onde os pacientes podem acessar diversos exames e consultas de forma centralizada, evitando múltiplas filas e a necessidade de buscar atendimento em diferentes locais. Além disso, promove a integração dos serviços de Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária à Saúde, garantindo a continuidade do cuidado.

Segundo Thaís Alessa Leite, assessora técnica especializada do Ministério da Saúde, esse atendimento atualmente ocorre de forma fragmentada, o que resulta em um prolongado tempo até a confirmação de diagnósticos, especialmente no caso de câncer, uma vez que as mulheres precisam ser encaminhadas de uma unidade para outra para realização de exames e tratamentos.

A Enfermagem desempenha um papel essencial tanto na atenção primária quanto em serviços especializados. Na atenção primária, esses profissionais interagem inicialmente com os pacientes, oferecendo acolhimento e triagem, além de realizarem os encaminhamentos necessários para consultas e exames. Eles também educam a população sobre a importância da detecção precoce de doenças, como o câncer de mama.

Nos serviços especializados, monitoram a evolução do tratamento, administram medicamentos e oferecem suporte emocional, colaborando com equipes multidisciplinares para desenvolver planos de tratamento individualizados. Assim, a enfermagem é fundamental para a integração entre a atenção primária e os serviços especializados, promovendo uma experiência de atendimento mais coesa e eficaz.

Para Rita de Cássia Borges, de 56 anos, que está em tratamento oncológico no Hospital Regional de Taguatinga, no Distrito Federal, o processo tem sido desafiador. Ela finaliza as sessões de quimioterapia e aguarda cirurgia e sessões de radioterapia. “O tratamento é muito difícil. É uma doença desconhecida. Quando recebi o diagnóstico, chorei muito e entrei em choque. Graças a Deus, procurei atendimento rápido e sou muito bem acompanhada pela equipe do hospital. Agora é ter fé e focar no tratamento,” relata.

Além do atendimento integrado, o programa contempla a construção de 55 novas policlínicas em várias regiões, com infraestrutura moderna para oferecer exames de imagem, consultas de diversas especialidades e pequenos procedimentos. Essas unidades proporcionarão maior celeridade e menor burocracia no encaminhamento de pacientes pela Equipe de Saúde da Família (eSF) e atuarão como centros especializados de reabilitação, com serviços para acompanhamento contínuo, como recuperação de AVC e doenças respiratórias crônicas.

Serão oferecidos exames como ressonância magnética, tomografia, mamografia e eletrocardiograma, além de consultas em áreas essenciais como cardiologia e neurologia. Com essa ampliação, o programa espera atender de forma mais rápida e eficaz as necessidades de milhões de brasileiros, especialmente em áreas onde o acesso à saúde especializada era limitado.

Fonte: Ascom/Cofen, com informações do Ministério da Saúde

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais