Protagonismo feminino: Hospital de Natal tem primeira Oficial enfermeira na direção

Sob liderança pioneira da Coronel Enfermeira Josiany Dantas, HguN inovou ao implantar Unidade Oncológica com acolhimento humanizado e assistência qualificada aos pacientes.

27.03.2025

Oficial mais antiga no Hospital de Guarnição de Natal (HguN), a Coronel Josiany Dantas é a primeira profissional da Enfermagem que assume a direção. A instituição vinculada ao Exército Brasileiro experimenta melhorias que refletem o compromisso da Oficial com a excelência na atenção aos cuidados de saúde da população potiguar.   

“A formação acadêmica da Enfermagem já inclui disciplinas que abordam a gestão das equipes, sendo a gestão intrínseca ao enfermeiro”, considera a Coronel. Feito inédito em 83 anos de história do HguN, a Oficial enfermeira marca um novo capítulo do hospital.

No dia 24 de março, a Comissão Nacional de Enfermeiros Militares (CONEM), representada pelo coordenador Wilton Patrício, juntamente com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), representado pelo presidente Egídio Júnior, e a Diretoria de Saúde do Exército Brasileiro, visitaram o HguN.

A comitiva teve a oportunidade de prestigiar o trabalho de Josiany Dantas, observando avanços que beneficiam a comunidade militar e civil. Entre as conquistas da gestão estão: o aperfeiçoamento contínuo da equipe; a otimização de recursos; a implementação de protocolos assistenciais inovadores; modernização da infraestrutura; e fortalecimento da segurança dos pacientes.

Mulheres que marcaram a história do Rio Grande do Norte

Técnica de Enfermagem vacinada contra a Covid-19   

Primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, a Técnica de Enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, de 57 anos, trabalhava na linha de frente de outra instituição, o Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas.

“A vacina chegou a ser um sonho pra gente e hoje é a esperança de que vai dar tudo certo. Uma felicidade muito grande”, disse Maria das Graças ao Portal de notícias G1. Imunizante foi aplicado pela secretária adjunta de Saúde Pública (Sesap), Maura Sobreira, que é enfermeira. 

Deu no New York Times, conheça a primeira prefeita do Brasil

Numa época em que as mulheres brasileiras sequer tinham direito ao voto e política era assunto exclusivo do universo masculino, a jovem Alzira Soriano, de 32 anos, não apenas votou como disputou e venceu as eleições municipais daquele ano em Lajes, município no interior do Rio Grande Norte. Em 1928, o acontecimento político teve repercussão até nos Estados Unidos com destaque no jornal The New York Times. Fonte: BBC Brasil

Fonte: Ascom/Cofen com informações do Coren-RN

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais