Rede pública de saúde oferta atividades benéficas durante a gravidez

São disponilibizados procedimentos terapêuticos gratuitos e integrais às gestantes, por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

15.08.2024

A atenção cuidadosa e dedicada ao pré-natal é essencial para garantir uma gestação saudável, assegurando a saúde e o bem-estar tanto do bebê quanto da mãe. Nesse contexto, os exames pré-natais desempenham um papel de relevância ao longo de todo o processo gestacional. Para prevenir doenças e proporcionar hábitos saudáveis durante a gravidez, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza 29 procedimentos terapêuticos gratuitos e integrais às gestantes, por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

As atividades podem ser realizadas de forma individual ou em grupo. Dentre as mais famosas, estão a auriculoterapia, acupuntura, massoterapia, geoterapia e eletroestimulação. A finalidade é aliviar sintomas comuns da gravidez, como náusea e inchaço, além de ajudar no controle emocional.

Além das PICS, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem grupos operativos para gestantes, proporcionando um espaço de troca de experiências entre as pacientes e a equipe multidisciplinar de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023, mais de 2 milhões de gestantes realizaram a primeira consulta de pré-natal nas UBSs. Até junho deste ano, foram registradas cerca de 644 mil gestantes atendidas.

Pré-natal nas UBSs – As gestantes devem procurar a unidade de atenção básica mais próxima de sua residência para avaliação e inclusão nas consultas de pré-natal, preferencialmente até a 12ª semana de gestação (captação precoce).

O acompanhamento periódico e contínuo de todas as gestantes visa assegurar o seguimento adequado durante toda a gravidez, em intervalos preestabelecidos (mensalmente, até a 28ª semana; quinzenalmente, da 28ª até a 36ª semana; semanalmente, no termo). Esse acompanhamento ocorre tanto nas unidades de saúde quanto nos domicílios, além de reuniões comunitárias, até o momento do pré-parto/parto, garantindo o encaminhamento oportuno ao centro obstétrico e a consulta pós-parto na unidade de saúde.

Fonte: Ascom/Cofen, com informações do Ministério da Saúde

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais