Reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa busca compromisso com a qualidade de vida

Evento reuniu especialistas e autoridades para discutir temas cruciais que impactam a qualidade de vida da população idosa no Brasil

06.12.2024

Especialistas discutiram temas cruciais para a qualidade de vida da população idosa

Nos dias 4 e 5 de dezembro de 2024, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, realizou sua 123ª Reunião Ordinária, em Brasília. Além da participação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio da conselheira federal Betânia Santos, o evento reuniu especialistas e autoridades para discutir temas cruciais que impactam a qualidade de vida da população idosa no Brasil.

A programação do evento foi rica e diversificada. Um dos destaques foi a discussão sobre a “Política Nacional dos Esportes e Ações Voltadas para a Pessoa Idosa”. Ana Elenara, coordenadora geral de Elaboração de Políticas Públicas do Ministério do Esporte, ressaltou a escassez de profissionais capacitados para atuar com a população idosa em diversas áreas. Ela enfatizou a necessidade urgente de formação e qualificação desses profissionais para garantir um atendimento adequado e de qualidade.

Durante a reunião, foi mencionado o Acordo Cofen/Capes sobre mestrado profissional na área de gerontologia, vigente desde 2016. Este programa reflete o compromisso do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com a qualificação dos enfermeiros, visando a melhoria da assistência à sociedade, especialmente à pessoa idosa. A iniciativa busca priorizar a qualidade de vida dos idosos, considerando todas as suas condições de saúde.

A conselheira federal Betânia Santos é representante oficial do Cofen no CNDPI

Betânia Santos, conselheira federal e coordenadora da Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde do Adolescente, Adulto e Idoso do Cofen, destacou: “O Acordo Cofen/Capes é uma demonstração clara do nosso compromisso com a formação contínua dos profissionais de Enfermagem. A qualificação na área de gerontologia é essencial para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais especializado e humanizado aos nossos idosos.”

No primeiro dia, também foram abordadas ações da Previdência Social com a participação do diretor do Departamento do Regime Geral da Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca. À tarde, houve o relato de encerramento da Comissão Especial do Rio Grande do Sul e reuniões das comissões permanentes.

A reunião começou, dia 5, com a apresentação da Prestação de Contas do Fundo Nacional do Idoso (FNI), seguida pela 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI). À tarde, foram discutidas ações e projetos para a pessoa idosa pela Ação de Mulheres pela Equidade (AME), com a participação da conselheira Arilda de São Sabbas Pucú e da fundadora da ONG AME, Damiana Neto.

O evento foi encerrado com a apresentação das ações do CNDPI no ano de 2024 e informes gerais. A reunião reforçou a importância de políticas públicas eficazes e da qualificação profissional para garantir uma vida digna e saudável para a população idosa no Brasil.

Fonte: Ascom/Cofen - Tânia Moraes

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais