Rio de Janeiro recebe
481ª plenária do Cofen

ROP acontece na semana da audiência pública sobre EaD, realizada na quarta-feira (26/9), na Assembleia Legislativa do Rio

26.09.2016

Plenária marca também a abertura de escritório administrativo do Cofen no Rio de Janeiro
Plenária marca também a abertura de escritório administrativo do Cofen no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro recebe, de 26/9 a 30/9, a 481ª Reunião Ordinária de Plenária (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A plenária marca a implementação de escritório de representação do Cofen no Rio, localizado na rua da Glória, 190. “É uma sessão histórica”, afirmou a presidente do Coren-RJ, Maria Antonieta Tyrell.

A realização de plenárias em diferentes regiões do Brasil busca ampliar a interlocução do Cofen com os profissionais e com os Conselhos Regionais. O código eleitoral do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, resoluções normativas, questões orçamentárias, qualidade da formação em Enfermagem fazem parte da pauta da 481ª ROP, entre outros temas.

Audiência Pública – Durante a ROP, acontecerá, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), audiência pública sobre os impactos da formação, na modalidade EaD, de futuros enfermeiros e técnicos de Enfermagem. Proposta deputada estadual Enfermeira Rejane (PC do B), a audiência marcada para a quarta-feira, 28 de setembro, às 9h, é parte da mobilização nacional pelo ensino presencial e de qualidade, liderada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que percorreu todas os Estados e o Distrito Federal.

O Cofen entende que os cursos de graduação em Enfermagem a distância não garantem segurança e qualidade na formação, nem tampouco condições mínimas legalmente exigidas para a formação profissional. A operação EaD, realizada pelo sistema Cofen/Conselhos Regionais atendendo consulta do Ministério Público, constatou condições precárias na oferta dos cursos. O Cofen apoia projeto de lei proibindo a formação de técnicos de Enfermagem e graduação de Enfermeiros à distância, apresentado pelo deputado Orlando Silva (PC do B – SP), por iniciativa dos conselhos profissionais.

Apesar da oposição unânime dos conselhos profissionais de Saúde, o ensino a distância tem se expandido. Com pouco controle e regulação, o número de pólos oferecendo graduação em Enfermagem saltou de 938 para 1.778 pólos desde a operação EaD, um aumento avassalador de 89,3% em um ano.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais