“São nossas decisões, e não as condições, que determinam nossas ações”, diz Marcos Rossi

Surfista paralímpico emocionou plateia ao compartilhar sua trajetória de superação durante a conferência de encerramento sobre o tema “Pare de Reclamar”

19.09.2024

A conferência de encerramento do 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) emocionou o público ao receber Marcos Rossi, um exemplo vivo de resiliência e perseverança. Portador da síndrome de Hanhart, que impediu o desenvolvimento de seus braços e pernas, Rossi – que também é piloto de rally, mergulhador e palestrante motivacional – desafiou a lógica comum ao compartilhar sua trajetória marcada pela superação de adversidades e conquistas extraordinárias.

Rossi motivou o Teatro Guararapes, principal espaço do Centro de Convenções, ao falar sobre o tema “Pare de Reclamar”. Ele abordou a importância de não usar as limitações como desculpa para deixar de realizar seus sonhos. Ele compartilhou sua trajetória de vida, destacando como superou desafios físicos e emocionais, e enfatizou a necessidade de adotar uma atitude positiva diante das dificuldades. Rossi desafiou o público a parar de se concentrar nos problemas e começar a enxergar as oportunidades em cada obstáculo, com uma abordagem motivacional e de autossuperação.

Durante a palestra, reforçou que as adversidades não devem ser vistas como obstáculos intransponíveis, mas como oportunidades de crescimento. Ele incentivou o público a adotar a “lógica do sim”, para se permitir abraçar as oportunidades e desafios da vida com coragem e otimismo. Segundo ele, dizer “sim” para a vida abre portas para conquistas inimagináveis, desafiando a visão limitada que muitos têm das próprias capacidades.

Em um momento de interação com a plateia, Rossi levou todos a refletirem sobre as próprias reclamações, destacando os inúmeros recursos e oportunidades à disposição. Ele enfatizou que é preciso buscar uma vida plena e significativa, independentemente das dificuldades. Sua mensagem de autossuperação, combinada com uma atitude positiva, ecoou profundamente entre os presentes, que o aplaudiram de pé.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais