Saúde anuncia plataforma para monitorar estoques do SUS

Medida é uma resposta aos relatos de desabastecimento. Ferramenta tornará publicas informações sobre vacinas e medicamentos disponíveis no ministério, estados e municípios

26.11.2024

Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, com oferta gratuita de 45 diferentes imunobiológicos

O Ministério da Saúde anunciou a criação de um painel virtual com informações sobre o volume de vacinas, medicamentos e outros insumos disponível nos estoques da união, estados e municípios. A data de lançamento da plataforma digital ainda não foi divulgada.

Para o secretário-executivo do ministério, Swedenberger Barbosa, a publicidade dos dados devem encerrar as divergências os estoques. Estados e municípios têm denunciado falta de vacinas, principalmente contra varicela (catapora) e febre amarela.

O Ministério da Saúde admite falhas pontuais nos estoques, mas afirma que não há desabastecimento. “Não se pode falar de desabastecimento de vacinas no Brasil. Uma prova disso é que neste sábado ocorreu um ‘dia D’ em vários municípios, seria impossível com desabastecimento”, afirmou a ministra Nísia Trindade nesta segunda, 25/11, em entrevista coletiva.

O Brasil saiu da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas no mundo em julho deste ano, após enfrentar quedas consecutivas nas coberturas vacinais desde 2016.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais