Segundo dia do 14º Senafis tem tarde de discussões sobre práticas avançadas e apresentações inovadoras

Trabalhos apresentados reconhecem e incentivam inovações que aperfeiçoam o processo de fiscalização na Enfermagem. No total, 14 regionais tiveram seus trabalhos classificados

06.08.2024

Ellen Peres ressaltou a importância dos enfermeiros fiscais na disseminação e desenvolvimento dessas práticas

A tarde do segundo dia do 14º Seminário Nacional de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis) foi marcada por discussões sobre as práticas avançadas em Enfermagem, destacando a transição da teoria para evidências concretas, e pela apresentação dos trabalhos inscritos no Prêmio Fiscalize.

A conselheira federal Ellen Peres abriu a sessão abordando o tema das práticas avançadas em Enfermagem. Ela ressaltou a importância dos enfermeiros fiscais na disseminação e desenvolvimento dessas práticas. “Os enfermeiros de Práticas Avançadas chegam para resolver os vazios assistenciais que temos no país. A ênfase na implantação dessa área se dá em razão do seu potencial para ampliar o acesso e a atenção à saúde da população, sobretudo aquela em situação de vulnerabilidade”, destacou Ellen Peres, enfatizando algumas iniciativas já implementadas pelo Cofen.

A apresentação foi conduzida pela chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP) do Cofen, Tatiana Melo

Seguindo a programação, a apresentação dos trabalhos inscritos no Prêmio Fiscalize coroou as atividades do dia. A iniciativa foi criada para identificar e disseminar práticas de sucesso da fiscalização do exercício profissional da Enfermagem, contribuindo para o aprimoramento e inovação da categoria. A apresentação foi conduzida pela chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP) do Cofen, Tatiana Melo. No total, 14 regionais tiveram seus trabalhos classificados e apresentaram seus projetos e estratégias de fiscalização.

A premiação será realizada no encerramento do 14º Senafis, na quinta-feira (8).

Confira os trabalhos apresentados:

Coren-MG: Apresentou o “Defis-Conecta”, um novo módulo para o acompanhamento das denúncias recebidas pelo Departamento de Fiscalização (DEFIS), facilitando a gestão e o monitoramento de casos de forma simplificada e intuitiva.

Coren-CE: Propôs um modelo para o cálculo do dimensionamento do pessoal de Enfermagem em serviços de internação domiciliar, visando otimizar o gerenciamento de recursos humanos nesses serviços.

Coren-PB: Detalhou a “Matriz de Planejamento”, uma ferramenta para elevar a qualidade e produtividade na fiscalização do exercício profissional da Enfermagem.

Coren-PR: Lançou um e-book orientativo para a atuação de enfermeiros responsáveis técnicos, oferecendo uma ferramenta prática e acessível para o aprimoramento profissional.

Coren-PI: Compartilhou a experiência bem-sucedida do Coren-PI na integração e apoio aos enfermeiros responsáveis técnicos, destacando práticas que promoveram melhorias significativas.

Coren-RJ: Apresentou os resultados de um estudo longitudinal prospectivo sobre a metodologia censitária, destacando seu impacto na fiscalização no Rio de Janeiro.

Coren-AP: Apresentou o “Projeto Tucuxi”, detalhando as metas e estratégias desse projeto inovador voltado para a melhoria da fiscalização.

Coren-AC:  Discutiu o “Termo de Cooperação entre Regionais”, destacando como a colaboração entre regionais pode resultar em estratégias eficazes e melhores resultados na fiscalização.

Coren-MT: Abordou a “Sistematização das ações de fiscalização em áreas indígenas”, abordando a necessidade de métodos específicos para fiscalizar essas áreas de forma eficaz.

Coren-SP: Introduziu o “Maria”, um modelo avançado que utiliza inteligência artificial para aprimorar a legislação em Enfermagem, demonstrando a aplicação de tecnologias inovadoras na fiscalização.

Coren-RO: Analisou o perfil decisório em Rondônia, apresentando estratégias de fiscalização efetiva para melhorar a tomada de decisões e a eficácia das ações fiscais.

Coren-GO: Falou sobre a “Fiscalização em Equipe”, uma estratégia para fortalecer o processo de trabalho do Departamento de Fiscalização e melhorar a fiscalização colaborativa.

Coren-AL: Abordou a “Sistematização da assistência de Enfermagem no Departamento de Fiscalização”, apresentando métodos para aprimorar a organização e a eficiência na fiscalização no Nordeste.

Coren-ES: Apresentou a “Importância da Operação Manchester” para prevenir práticas irregulares, evidenciando a eficácia dessa abordagem na fiscalização.

Fonte: Ascom Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais