Semana de Enfermagem do Pará destaca a importância do cuidado qualificado

Com cerca de 1700 participantes, abertura destacou a importância do ensino presencial de qualidade para uma assistência segura

19.05.2016

Público superou as expectativas
Público superou as expectativas

Cerca de 1700 profissionais participaram nesta quarta-feira, dia 18, da abertura da Semana de Enfermagem, no auditório do Hotel Sagres, em Belém. A expectativa do Conselho Regional de Enfermagem do Pará foi superada, pois estava prevista a participação de 1500 profissionais da área. O evento, que é realizado em parceria com o Cofen, traz como tema “O Cuidado Qualificado e Assistência Segura: da formação ao exercício da Enfermagem” e foi aberto oficialmente pelo presidente do Coren/PA, Mario Antonio Vieira. Representando o Cofen, o conselheiro federal Vencelau Pantoja parabenizou o Coren-PA pelo grande interesse despertado pela Semana de Enfermagem.

O presidente destacou a importância da semana para qualificação profissional dos participantes e falou da temática desse ano que aborda a questão da segurança do paciente e da formação acadêmica do enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. “Precisamos aprimorar regras básicas como identificação correta do paciente, lavagem das mães para evitar infecção, cirurgia segura e cuidado com o manuseio de plaquetas de sangue”, disse ele.

A segurança do paciente passa pela formação profissional, destacou o presidente. “Por isso somos contra o Ensino a Distância em Enfermagem. Nós lidamos com pessoas. Somente pelo ensino presencial é possível formar bons profissionais”, afirmou ele.

Estiveram na mesa de abertura, além do presidente do Coren, a representante da SESPA e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eunice Begot; o Conselheiro Federal Walkirio Costa Almeida; Veronice Borges (SESMA); Marlene Damasceno (SintHosp); Wladimir Gomes (Movimento Popular Unificado de Belém); Horário Bastos (ABENFO-PA); José Luiz Morais (Presidente do Conselho Municipal de Saúde); Maria Tita Portal Sacramento (representante das instituições de ensino superior) e a Capitã-Enfermeira Gorete Lima (Hospital Naval de Belém).

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eunice Begot, também destacou que é impossível formar um enfermeiro através de Ensino à Distância. “ Você precisar olha nos olhos, tocar o paciente”, disse ela. Ela também ressaltou que os profissionais precisam sempre estar se atualizando porque a ciência não para e os estudos evoluem. “Eventos como esse ajudam na formação ética e respeitosa dos enfermeiros”, completou a médica.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais