Seminário discute racismo e equidade na Enfermagem no Rio de Janeiro

Evento gratuito promovido pelo Coren-RJ aborda o impacto do racismo na saúde e estratégias para uma assistência mais inclusiva

19.11.2024

No próximo dia 25 de novembro, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) promoverá o seminário “Calando o Racismo com a Voz da Enfermagem Fluminense”. O evento, que ocorrerá das 8h às 17h na Rua da Glória, 190, no Rio de Janeiro (RJ), reunirá profissionais para discutir questões sobre o combate ao racismo e a promoção da equidade na saúde. A programação incluirá temas como o papel dos Conselhos de Enfermagem na garantia de uma assistência antirracista e a importância da diversidade cultural.

De acordo com dados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Cofen/Fiocruz), cerca de 53% dos profissionais de Enfermagem no Brasil se identificam como pretos ou pardos, e 85% das equipes são compostas por mulheres. No entanto, a desigualdade de gênero e raça persiste, com as mulheres negras enfrentando desafios relacionados à discriminação e à precarização das condições de trabalho. 

A discriminação racial e de gênero na Enfermagem também se reflete na distribuição desigual de profissionais no mercado de trabalho. A pesquisa da PNAD de 2018 mostra um abismo educacional entre mulheres negras e brancas, com 17,1% das mulheres negras tendo concluído o ensino superior, enquanto 36,1% das mulheres brancas alcançaram o mesmo nível de escolaridade. Essa disparidade agrava as dificuldades enfrentadas por essas profissionais na busca por melhores condições de trabalho.

As inscrições do seminário são gratuitas e podem ser feitas através do link.

Campanha Institucional – Denunciar práticas racistas é essencial para a construção de um ambiente seguro e respeitoso. Durante o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em setembro, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais promoveu uma ação de conscientização sobre as desigualdades e o preconceito racial na saúde, com foco na Enfermagem, como parte de sua campanha contínua de combate ao racismo.

 

 
 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais