Seminário Iberoamericano de Empreendedorismo na Enfermagem articula parcerias

Evento foi realizado pelo Coren-SC, em parceria do o Cofen, a Asociación Nacional de Directivos de Enfermería (ANDE) e a Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança (Apegel)

21.02.2025

Conselheira Ludimila Cunha (esq.) representou o Cofen na abertura

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, nesta semana (18 a 20/2), do Seminário Iberoamericano de Empreendedorismo na Enfermagem, em Florianópolis. O evento é uma iniciativa do Coren-SC, em parceria do o Cofen, com a Asociación Nacional de Directivos de Enfermería (ANDE) e a Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança (Apegel). Cerca de 100 pessoas participaram do seminário, que teve transmissão ao vivo pelo YouTube do Coren-SC.

“Para mim é uma honra, um orgulho estar aqui. O modelo autônomo de trabalho da enfermagem brasileira é um modelo que aprendemos para levar à Espanha. É um caminho chave de desenvolvimento profissional dentro da nossa profissão”, afirmou o enfermeiro Diego Murillo, da ANDE.

A conselheira federal Ludimila Cunha representou o presidente do Cofen, Manoel Neri, na mesa de abertura. Ludimila proferiu palestra sobre desafios e conceitos do empreendedorismo, apresentando a realidade brasileira. A enfermeira destacou o papel do Cofen na regulamentação e garantia de segurança jurídica para os profissionais atuarem de forma autônoma e liberal, através de pareceres e resoluções.

“Desde 2021, o Cofen tem um grupo de trabalho dedicado ao empreendedorismo e inovação. Atualmente temos 20 comissões regionais que atuam fortemente junto aos profissionais que desejam empreender, com cursos, eventos e projetos em prol do empreendedorismo”, explicou Ludimila, destacando iniciativas como o laboratório de inovação OPAS/Cofen e Bootcamp HealthTech, competição entre grupos com objetivo de desenvolver novas soluções de acordo com as necessidades de saúde não atendidas na área da Enfermagem. O evento imersivo, realizado durante o CBCENF, avança para sua quarta edição.

“A Enfermagem é uma ação social, temos que pensar qual a relevância, o nosso impacto na saúde das pessoas”, afirmou conselheira Helga Bresciani

O evento teve, ainda, participação das conselheiras federais Ellen Peres  Helga Bresciani. Ellen Peres esteve na mesa no 2º dia de evento, participou da mesa sobre Regulamentação da prática da Enfermagem na Ibero-América, com Amelia Maria Gracia, de Portugal, e Maria Andión Olangua, da Espanha. Ellen falou sobre as leis que regem os Conselhos de Enfermagem.

Helga Bresciani participou da mesa sobre a Articulação da Enfermagem para superação de desafios globais. “Temos que parar de pensar no “eu” e pensar no “nós”. A Enfermagem é uma ação social, temos que pensar qual a relevância, o nosso impacto na saúde das pessoas. A qualidade da Assistência a Saúde da sociedade passa pela Enfermagem. A Enfermagem, como maior força de trabalho da saúde, ocupa muitos papéis estratégicos. Quando tivermos consciência do nosso potencial, avançaremos muito”, afirmou Helga Bresciani, no encerramento do evento, nesta quinta-feira, 20/2.

“Foi espetacular. Ter essa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a realidade da enfermagem na Espanha e Portugal é muito positivo para nós, além de proporcionar para os nossos enfermeiros, técnicos e auxiliares um conteúdo de qualidade sobre uma área que cresce cada vez mais na nossa enfermagem”, sumariza a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo.

Fonte: Cofen e Coren-SC

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais