Seminário Internacional de Pesquisa e Educação em Enfermagem reúne profissionais, estudantes e pesquisadores

A representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Maria Ribeiro Lacerda, também foi uma das convidadas

13.12.2012

Vai até esta quinta-feira (13) a programação do Seminário Internacional de Pesquisa e Educação em Enfermagem, realizado no Hotel Pestana, Rio Vermelho, em Salvador. O evento tem como objetivo abrir espaço para discussão sobre a educação e a pesquisa em Enfermagem nos cenários das práticas de Saúde. Nas palestras e mesas redondas também serão abordados temas ligados a “antropologia do cuidar, suas bases teórico-filosóficas e a formação dos profissionais de enfermagem no cenário brasileiro e sua visibilidade internacional”.

A programação foi aberta pela diretora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), Heloniza Costa, que ressaltou a importância da parceria com o Coren-BA e ABEn-Bahia para realização do seminário. “A parceria com o Coren e a Aben, representados aqui por suas presidentes, Maria Luísa de Castro Almeida e Tânia Bulcão, foi fundamental para conseguirmos estar aqui hoje”. Heloniza disse também que o momento é oportuno para fomentar as discussões sobre a Enfermagem. “Vamos pensar na formação, na produção do conhecimento e o compromisso da Enfermagem com o social, na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou. A mesa de abertura contou também com a presença da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Ufba, Edméia Cardoso, da vice, Fernanda Mussi, da representante da ABEn Nacional, Elisabeth Teixeira e das líderes dos Grupos de Pesquisa, Darci de Oliveira, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ética/Bioética e Exercício de Enfermagem (EXERCE) e Maria do Rosário Menezes do Núcleo de Estudo para Valorização do Envelhecimento (NEVE).

A representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Maria Ribeiro Lacerda, também foi uma das convidadas e falou em nome da presidente do Cofen, Márcia Krempel: “O Cofen sente que eventos com essas características são uma oportunidade única para tratar de questões envolvendo as práticas da Enfermagem. É também competência do Conselho apoiar essas iniciativas, motivando a troca de conhecimento e experiências”. Maria Ribeiro, que é também Conselheira Suplente do Coren-PR, frisou que o Cofen tem trabalhado com afinco nas questões que envolvem a Enfermagem no Brasil e que, em 2012, muitas vitórias foram alcançadas. Na programação de amanhã, ela participará de uma mesa redonda com o tema “Formação da (o)s Profissionais de Enfermagem no Cenário Brasileiro e impacto nas práticas de cuidado”, a partir das 14h.

Confira a programação completa no site: www.pgenf.ufba.br

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais