Senafis discute fiscalização educativa e preventiva

Ações preventivas e do planejamento foram destaque de palestra, que apresentou, ainda, panorama do ensino de Enfermagem

19.11.2015

“Todo fiscal é um educador”, afirmou a conselheira federal Dórisdaia Humerez, nesta quarta-feira (18/11), em palestra aos participantes do VII Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais (VII Senafis), em Ipojuca (PE). A palestra, mediada pela presidente do Coren-PE, Giovana Mastrangeli, abordou a caráter educativo e preventivo da fiscalização, que antecede a etapa punitiva.

A importância das ações preventivas e do planejamento da fiscalização foram destacadas pela conselheira.”Se não planejarmos nosso futuro, outros o farão por nós; ou contra nós”, ressaltou.

A conselheira federal coordenou a operação EaD, tendo a parceria dos fiscais de todo Brasil para verificação in loco sobre as condições de oferta em 315 pólos presenciais dos cursos de graduação em Enfermagem à distância. Dorisdaia apresentou, ainda, um panorama da deterioração do ensino, que preocupa o conselho. “Seremos responsáveis por fiscalizar a atuação desses futuros profissionais”, lembrou a conselheira.

O Cofen tem posição contrária à formação de enfermeiros e técnicos de Enfermagem na modalidade à distância, por entender ser incompatível com formação humanista e teórico-prática, ético-legal exigidas para o cuidado, essência do trabalho da Enfermagem.

O Conselho Federal de Enfermagem propôs projeto de lei que proíbe a formação por EaD em Enfermagem. O PL foi apresentado na Câmara dos Deputados por Orlando Silva (PC do B – SP),

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais