Setembro Amarelo: Cofen destaca importância de prevenção ao suícidio

Evento incentivou os profissionais do Cofen a trocarem experiências e dialogarem sobre a saúde mental

14.09.2023

Evento foi realizado na sede do Conselho Federal de Enfermagem, em Brasília

Com todos vestidos de amarelo, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou, nesta quarta-feira (13/09), evento sobre a prevenção do suicídio. A iniciativa “Precisando, peça ajuda”, reuniu membros do plenário e trabalhadores do orgão com objetivo de promover a reflexão e oferecer apoio às pessoas que precisam.

“O setembro amarelo é um lembrete de que juntos podemos fazer a diferença na vida de outras pessoas sendo o suporte emocional para quem precisa”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.

O evento incentivou os profissionais do Cofen a trocarem experiências e dialogarem sobre a saúde mental com familiares, amigos e colegas de trabalho, para identificar sinais de alerta e oferecer apoio eficaz em situações de risco. Para a coordenadora da Comissão de Saúde Mental (Conaesm/Cofen) Dorisdaia Humerez, “falar sobre o suicídio é a melhor forma de prevenção, não comum na nossa sociedade conversar sobre saúde mental por que o preconceito sobre transtornos ainda são muito presentes”.

Suicídio é quarta causa de morte mais recorrente entre jovens de 15 a 19 anos

No Brasil, a cada 45 minutos ocorre uma morte por suicídio e para cada morte, existem outras 20 tentativas. Neste ano, o Cofen retornou às atividades do programa Enfermagem Solidária para fornecer atendimento para enfermeiros, técnicos, auxiliares, estudantes e membros do Sistema Cofen/Conselhos Regionais através da multiplataforma CofenPlay.

“Reconhecer que não estamos bem e que precisamos de ajuda é o primeiro passo para cuidar da saúde mental”, destacou o vice-presidente do Cofen Antônio Marcos Gomes. “Muitas vezes queremos ser fortes e esconder os problemas e quando procuramos ajuda é tarde demais”, afirmou Antônio Marcos.

Durante dinâmica realizada na sede da autarquia, a conselheira federal Helga Bresciani enfatizou a importância da conversa e interação pessoal não apenas em casos de prevenção do suicídio, mas também como cuidado com a saúde mental. “Em um país que temos 38 casos de suicídio por dia é preciso colocar um olhar de quem está do nosso lado para saber se precisa de ajuda”, concluiu.

Enfermagem Solidária – Os interessados em receber atendimento de apoio emocional podem acessar o programa, de forma gratuita, através do CofenPlay. Os profissionais voluntários que compõem a equipe de atendimento estão disponíveis todos os dias, das 7h à 00h.

Centro de Valorização da Vida – O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias, através do disque 188.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais