Simulação testa resposta articulada a incidentes de múltiplas vítimas

Treinamento realizado em Santo André/SP simulou uma tentativa de assalto com reféns, explosão em loja e tiroteio; Comissão de Urgência e Emergência do Cofen prestigiou o evento

05.09.2017

Treinamento buscou a perfeiçoar a ação coordenada de diversos atores
  • Simulação de tentativa de assalto a shopping, com reféns, explosão em loja e tiroteio, testou a atuação do time de respostas a urgência e emergência em Santo André, na região metropolitante de São Paulo, neste final de semana. O treinamento, envolvendo socorro a cerca de 30 vítimas, buscou a perfeiçoar a ação coordenada de diversos atores, com participação do SAMU Regional Santo André, SAMU Mauá, SAMU Diadema, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Helicóptero Águia da Polícia Militar e diversos hospitais da região.

Após o atendimento em cena, as vítimas foram levadas para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais públicos e privados, conforme a necessidade. O objetivo era também verificar o nível de preparo dessas unidades para atendimento a intercorrências similares.

“Além de qualificar as equipes que atuam no atendimento pré-hospitalar, a simulação busca integrar os órgãos oficiais, públicos e privados, unificando protocolos, e atualizar o plano de atendimento a incidentes com múltiplas vítimas”, explica a enfermeira Lilian Versuri, coordenadora de Enfermagem.

Simulação incluiu atendimento a cerca de 30 vítimas e encaminhamento a UPAs e hospitais

“Essas simulações são importantíssimas para o treinamento e capacitação das equipes, além de promover a integração entre as forças responsáveis pelo atendimento”, avalia o conselheiro federal Luciano da Silva, coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que prestigiou o evento. “É preciso que os serviços estejam preparados para uma resposta articulada e efetiva às situações de emergência, ou se tornam reféns do imprevisível”.

Composta por especialistas de diversas regiões brasileiras, a Comissão Nacional de Urgência e Emergência foi estabelecida em maio pelo Cofen, subsidiando propostas, decisões e regulamentações da plenária.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais