Bahia implementa novo sistema de fiscalização em enfermagem obstétrica

Membros da CSM e CTFIS do Cofen acompanharam e orientaram as ações

09.06.2016

WhatsApp-Image-20160607-2-1024x575
Fiscais foram às unidades acompanhados de membros da CTASM, CSM e CTFIS

Durante os dias 6, 7 e 8 de junho, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), o Departamento de Fiscalização (Defis), a Câmara Técnica de Atenção à Saúde da Mulher (CTASM) e membros da Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS) e da Comissão de Saúde da Mulher (CSM), ligadas ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), iniciaram a implementação do projeto que visa sistematizar o processo de fiscalização em serviços de enfermagem obstétrica. O projeto envolve metodologia específica desenvolvida pela CTFIS e CSM.

De acordo com o conselho federal, o projeto visa maior integração entre fiscalização e CTASM. A metodologia de fiscalização inclui questionário composto por blocos de perguntas sobre temas como quantitativo de pessoal e qualificação; registros de Enfermagem e estrutura física; sistematização da assistência, entre outros. O questionário direciona o olhar dos fiscais, além de permitir a sistematização de dados sobre a assistência em Enfermagem Obstétrica, considerada um dos pilares do processo de humanização do parto, prevê .

A representante da CSM, Elisanete Carvalho, explicou que a aplicação do instrumento está passando por um processo de construção, para futuramente ser validado. “Em maio deste ano houve um primeiro momento teórico, uma oficina que aconteceu no Cofen, propondo a metodologia. Este segundo momento é para aplicar o instrumento durante as ações da fiscalização nas maternidades”, explicou. O projeto deverá ser implementado em 11 regionais; começou no Piauí, seguido da Bahia.

Ações para implementação – Em três dias de atividades, envolvendo reuniões e visitas em unidades, Coren-BA e Cofen deram início a implementação do projeto na Bahia. No dia 6, uma reunião tratou das expectativas com relação à implementação da fiscalização e da aplicabilidade do instrumento. Foi feito um nivelamento das informações sobre a política de saúde da Rede Cegonha, traçado um panorama da saúde no estado e definidas estratégias de atuação. Ainda no dia 6, e dando continuidade no dia 7, foram realizadas visitas à Maternidade Tysilla Balbino e ao 14º Centro de Saúde Dr. Mário Andréa, onde os questionário foram aplicados.

13418844_10201932697755053_1391902314688049563_n
Cofen, Coren-BA e Coren-PA realizam reunião final

No dia 8, com a presença da presidente do Coren-BA, Maria Luísa Ameida, o grupo se reuniu para debater as ações desenvolvidas e avaliar os resultados.”A finalidade desta etapa do projeto é que a fiscalização e a CTASM contribuam para validar o instrumento, apontando pontos positivos, negativos, dando sugestões”, ressaltou Elisanete. O próximo passo será a elaboração de um relatório que deverá ser encaminhado ao Cofen.

De acordo com a coordenadora do Defis, Adirah Queiroz, após a aplicação do instrumento nas unidades, os fiscais observaram que algumas adequações poderão ser feitas, respeitando as peculiaridades da Atenção Básica e das maternidades. Ela afirmou que o instrumento vai ampliar os conhecimentos dos fiscais sobre as especificidades das maternidades e da obstetrícia. A coordenadora informou ainda que planeja se unir à fiscalização do interior, coordenado pela enfermeira Ana Maria de Pádua, para que, futuramente, o projeto possa ser implantado em todo o estado.

A enfermeira obstetra e membro da CTASM, Rita Calfa, destacou a parceria com Cofen e Coren-PA nos três dias de atividades e falou sobre a relevância do projeto: “Discutimos bastante sobre a importância da fiscalização com instrumento apropriado na perspectiva não só de identificar nos serviços possíveis falhas no cumprimento das legislações, mas também, e principalmente, com foco nas diretrizes da Rede Cegonha, cujo objetivo maior é a redução da mortalidade materna e neonatal”.

Também estiveram presentes às atividades os enfermeiros Márcio Barbosa, membro do CTFIS, e Raimundo Picanço – membro do GT Saúde da Mulher do Coren-PA; a enfermeira fiscal do Coren-PA, Cláudia Travassos, também participou.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais