“Somos o Cuidado, somos protagonistas, somos a Enfermagem”

A frase, tema da campanha nacional do Cofen, guiou o debate na Audiência Pública realizada ontem, na Câmara Municipal de Curitiba

23.11.2017

O encontro foi promovido pelo Coren-PR

O encontro foi promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) e pela Câmara de Vereadores de Curitiba reunindo cerca de 200 profissionais da saúde da capital e da região metropolitana.

O debate sobre as Competências da Enfermagem na Atenção Básica mobiliza a categoria que, em meados de setembro foi surpreendida com uma decisão judicial que tentou restringir as atividades de enfermeiros no âmbito da Atenção Básica, diante de ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A liminar foi suspensa, mas passará por novo julgamento da Justiça.

Enquanto aguardam a nova decisão, os profissionais da Enfermagem discutem o tema e reforçam a divulgação de suas atribuições junto a comunidade, legalizadas há mais de 20 anos pelo Ministério da Saúde, e que compreendem, entre outras atividades, a consulta de Enfermagem, prescrição de medicamentos e solicitação de exames de acordo com protocolos estabelecidos pelo SUS.

Na audiência pública, o vereador Serginho do Posto, presidente da Câmara, afirmou que o Legislativo Municipal reconhece o “valor do trabalho dos enfermeiros, respeita e apoia a luta da categoria para manter o espaço profissional conquistado”. O vereador anunciou também que a Câmara encaminhará ao Coren/PR uma moção de apoio à Enfermagem.

A Secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, que é enfermeira, disse que o Município apoia a mobilização dos profissionais que hoje representam quase metade do corpo técnico de funcionários da saúde. “Dos 6.500 trabalhadores da área, 3.180 são profissionais da Enfermagem e realizam por dia 4.124 procedimentos e 2.220 consultas nos programas protocolados formando a maior força de trabalho na secretaria”, ressaltou.

Também apresentaram apoio à Enfermagem durante a Audiência Pública: Secretaria de Estado da Saúde, Conselho de Secretários Municipais da Saúde do Paraná (Cosems/PR), Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, Associação Brasileira de Enfermagem – seção Paraná (ABEn-PR), Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná e Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços da Saúde de Curitiba.

A presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo, destacou a necessidade da categoria seguir mobilizada na defesa de seus direitos e que esta atitude reflete positivamente valorizando e fortalecendo o profissional. “A lei que estabelece nossas atividades junto ao SUS, no.7498/1986, é clara quando afirma que temos competência para as consultas de enfermagem e prescrição da assistência de enfermagem; e, como integrante da equipe de saúde, a participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde”.

Simone Peruzzo ressaltou que os profissionais de Enfermagem não querem invadir as competência das demais profissões da Saúde, mas não aceitam o cerceamento do pleno exercício legal da profissão. “Somos o cuidado por opção profissional; somo protagonistas quando somamos 92 mil trabalhadores no Paraná e 2 milhões no Brasil, somos a Enfermagem, a maior força de trabalho da saúde e queremos continuar prestando nossa melhor assistência aos usuários da saúde pública e à toda comunidade”, afirmou a presidente do Coren-PR.

Apoios formalizados na Audiência Pública – Associação Brasileira de Enfermagem – seção Parana, ABEn-PR, presidente Denise Kletemberg – “Fazemos toda a diferença no Sistema de Saúde do país e seguiremos mobilizados na defesa da profissão”.

Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, representante Mariliz Natal – “ O Conselho que já divulgou moção de apoio à Enfermagem, reafirma aqui que considera notória a qualificação dos profissionais da área de Enfermagem atendendo as necessidades da população de forma integral e resolutiva”.

Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Paraná COSEMS/PR, representante Kátia Carvalho, Secretária Municipal de Saúde de Agudos do Sul – “No ponto de vista do gestor o Enfermeiro é o pilar da saúde Pública e merece todo reconhecimento. “

Departamento de Enfermagem da UFPR, Carmen Kalinowiski – “esta discussão nos ajudará a valorizar a profissão e transmitir estes valores na formação”.

Sindicato dos Empregados em estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná – SINDESC, Isabel Cristina Gonçalves – “estamos unidos neste processo de luta e de valorização do trabalhador”.

Vereadora Maria Letícia, médica e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Curitiba – “Nosso objetivo aqui é a busca de um caminho de una as profissões que passam por transformações e movimentos diários”.

Ex-Deputada Estadual e Federal, enfermeira Rosane Ferreira – “A população reconhece as competências da Enfermagem e esta é a nossa grande conquista”.

Enfermeiro da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Eduardo Funchal – “Temos que combater o modelo de saúde baseado na competitividade; este modelo tem como pano de fundo a doença e a indústria da doença. A Enfermagem luta pelo modelo da prevenção e do cuidado”.

Vereador de Itaperuçu, José Augusto Liberato – “Os gestores municipais precisam ter a compreensão total do valor da enfermagem e este é o momento para o fortalecimento da categoria”.

Clareza Marluz Silva – enfermeira em São José dos Pinhais – “Escolhemos salvar e cuidar . Exigimos solidariedade porque possuímos união. Exigimos reconhecimento porque possuímos a nossa identidade. Mas, acima de tudo exigimos valorização pela grandeza humana da nossa profissão e por estar ao lado das pessoas quando elas mais precisam”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais