SOS Chuvas: Gabinete de Crise é instalado no Coren-RS para monitorar situação dos profissionais de Enfermagem

Até o momento, 16 profissionais preencheram o formulário, sendo três enfermeiros e 13 técnicos de Enfermagem

02.05.2024

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) está monitorando a situação dos profissionais em função dos estragos provocados pelas fortes chuvas que atingem o estado. Junto com a Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Conselho Federal de Enfermagem, foi instalado um Gabinete de Crise que avalia e presta ajuda a enfermeiros, técnicos e auxiliares acometidos por enchentes, enxurradas e temporais. Profissionais de Enfermagem que foram atingidos devem preencher o formulário disponibilizado pela ERR e informar sua situação, informando corretamente os dados no documento DISPONÍVEL AQUI.

Até a manhã desta quinta-feira, 02 de maio, 21 profissionais preencheram o formulário, sendo três enfermeiros e 17 técnicos de Enfermagem. Destes, um colega informou estar desabrigado. Os profissionais são de Arroio dos Ratos, Cerro Branco, Eldorado do Sul, Esteio, Itaara, Lajeado, Minas do Leão, Montenegro, Novo Cabrais, Porto Alegre, Santa Maria, São João do Polêsine, Três Coroas e Triunfo. O Governo do estado já decretou situação de calamidade em função dos estragos provocados pelas chuvas.

O preenchimento do formulário por atingidos é essencial para mapear a situação e para as que equipes priorizem as ações solidárias e de apoio aos colegas da categoria. Os dados colhidos são sistematizados para que a ERR entre em contato com as vítimas e avalie as necessidades para desenvolver as ações necessárias de suporte em prol da Enfermagem. “É muito importante que os profissionais do Rio Grande do Sul compartilhem essa informação com demais colegas para que possamos chegar ao maior número de atingidos”, reforça o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla.

Além de Antônio, o Gabinete de Crise é formado pelas conselheiras Rosane Mortari Ciconet e Fernanda Borkhardt; pelo ex-conselheiro Luiz Carlos Moraes; e pelos membros da ERR do Cofen: Eduardo Fernando de Souza (coordenador), Silvio José Queiroz e Gustavo Pimentel.  

Enfermagem Solidária – Outra iniciativa do Cofen é o projeto Enfermagem Solidária. Trata-se de um serviço gratuito de apoio emocional exclusivo aos profissionais da categoria e familiares. O acesso é pelo aplicativo CofenPlay.  

As ações solidárias de apoio são uma iniciativa voluntária e humanitária do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e de instituições parceiras exclusiva aos profissionais de Enfermagem. A ERR, instituída pela Portaria Cofen nº 1017/2022, desenvolve ações que ofereçam condições de atuação seguras para a categoria das regiões afetadas pelas chuvas. 

Fonte: Coren - RS

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais