Técnica de Enfermagem desenvolve jogo educativo para auxiliar idosos e cuidadores

Iniciativa visa fomentar a escuta ativa e o diálogo, promovendo uma interação entre cuidadores e idosos

24.09.2024

Jogo criado pela técnica de enfermagem é composto por uma caixa com 179 cartas (Foto: Divulgaçã/HU-UFGD).

A técnica de Enfermagem Walkiria Nascimento de Campos identificou uma dificuldade comum enfrentada por familiares e cuidadores ao interagir com pacientes idosos: a escassez de temas e a barreira da comunicação. Em resposta a esse desafio, Walkiria idealizou um jogo de cartas que visa facilitar o diálogo entre cuidadores e idosos, atualmente em fase de testes no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).

O jogo educativo é composto por 179 cartas, que contêm perguntas voltadas ao envelhecimento, qualidade de vida e emoções, utilizando a técnica conhecida como “caixa puxa-conversa”. A proposta é fomentar a escuta ativa e o diálogo, promovendo uma interação mais rica e significativa.

Desenvolvido durante o mestrado em Ensino em Saúde na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), a iniciativa já foi testada com profissionais da saúde e se prepara para a próxima fase: a aplicação do jogo com pacientes que se enquadram no perfil desejado.

Walkiria enfatiza que o material foi criado para funcionar como um impulsionador de conversas, com perguntas norteadoras que incentivam a escuta ativa. O objetivo é educacional, promovendo a autovalorização dos idosos e o reconhecimento de seus saberes e valores. A técnica também busca sensibilizar e formar um senso crítico que leve à autorreflexão sobre o envelhecimento humano e a qualidade de vida.

Com a iniciativa, Walkiria almeja contribuir para a criação de um ambiente hospitalar mais acolhedor e sensível, onde o diálogo e a escuta ativa possam ser ferramentas essenciais para melhorar a qualidade de vida dos idosos durante sua internação.

Fonte: Campo Grande News (editada)

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais