Técnica de Enfermagem será indenizada após demissão durante o tratamento de câncer

Clínica alega não ter conhecimento da doença no período do desligamento

01.10.2024

Fachada do Prédio da clínica psiquiátrica. O edifício possui dois andares com paredes de tonalidade creme. O primeiro andar tem portas de vidro, enquanto o segundo andar possui janelas abertas.
Clínica psiquiátrica

Uma clínica psiquiátrica localizada em Aparecida de Goiânia (GO) foi condenada a pagar R$17,5 mil a uma técnica de Enfermagem que foi demitida após receber o diagnóstico de câncer de mama. A profissional trabalhava na instituição há quase 22 anos.

A sentença, publicada no dia 27 de agosto, determinou o pagamento de multa por danos morais e a recontratação da técnica pela empresa, com o plano de saúde reativado. De acordo com a profissional, a empresa firmou um acordo para pagar a indenização em duas parcelas.

Em agosto de 2023, a profissional disse que recebeu o diagnóstico da doença e que informou seu superior em seguida. No mês seguinte, ela foi demitida sem justa causa, apontou a sentença. A empresa alegou não ter conhecimento do diagnóstico na época.

Em nota informada pelo G1, a defesa informou que contratou a funcionária e reativou o plano de saúde, além de pagar os salários retroativos ao período de afastamento. 

Demissão discriminatória – A clínica foi processada por demissão discriminatória, que significa realizar o desligamento de um funcionário por sua origem, raça, cor, ou por necessidade de reabilitação profissional, entre outros motivos.

 

Fonte: Ascom/Cofen, com informações do G1

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais