Técnico em Enfermagem do SAMU salva bebê engasgado

O engasgo está entre as emergências mais frequentes. Agir rapidamente evita complicações.

01.07.2024

O socorro do técnico em Enfermagem Leonardo Renoldi a uma bebê é notícia no Espírito Santo. Os pais desesperados chegaram à base do  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) gritando por ajuda, em Cachoeiro do Itapemirim, na noite de quinta, 27. A criança, nos braços do pai, apresentava sinais de engasgo e dificuldade para respirar.

Leonardo, agindo rapidamente, pegou a criança e iniciou a manobra de desengasgo para bebês lactentes. Em poucos segundos, a pequena começou a respirar normalmente. Após verificar o pulso, a respiração e a oxigenação da bebê, ficou constatado que todos os sinais estavam normais, e a criança foi liberada.

O engasgo está entre as emergências mais frequentes. Em casos graves, pode levar à morte por asfixia. Agir rapidamente é fundamental para evitar complicações.

Como agir em caso de engasgo em bebês – Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich – Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Fonte: Ascom/Cofen, com informações do jornal Dia a Dia e da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais