Técnicos e Auxiliares de Enfermagem discutem funcionamento da Conatenf

Criação, formação e funcionamento da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem foi tema de mesa redonda no IV Conaten

27.11.2015

Conatenf atua como instância de representação do nível médio na plenária do Cofen
Conatenf atua como instância de representação do nível médio na plenária do Cofen

Os integrantes da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem – Conatenf, criada para aperfeiçoar a interlocução com os profissionais de nível médio junto à plenária do Cofen, participaram de mesa redonda nesta quinta-feira (27/11), no IV Conaten. Amplo debate sobre a representatividade do nível médio seguiu-se à apresentação sobre o processo de criação e os primeiros trabalhos da Conatenf.

A formação da Conatenf, mais de quatro décadas após a criação do sistema Cofen/Conselhos Regionais, marca uma inclusão histórica do nível médio, que representam 80% da equipe de Enfermagem no Brasil. A comissão tem função consultiva e propositiva, podendo fazer uso da fala durante as reuniões de plenárias, instância deliberativa máxima do Cofen.

A articulação de demandas e mobilização dos profissionais é outro trabalho realizado pela Conatenf, explicou Jairo Saraiva. “Nós conversamos diretamente com os profissionais que compareceram em massa à audiência pública de Porto Velho/RO, reivindicando a revisão das escalas contínuas de trabalho”, contou. O Cofen e o Coren-RO estão dando apoio jurídico e negocial às equipes de Enfermagem das unidades hospitalares privadas de Porto Velho, submetidas a regime de trabalho exaustivo, com risco para a segurança dos pacientes e profissionais.

Consulta Pública – Algumas das demandas apresentadas pelo público exigiriam mudança na lei de criação dos Conselhos de Enfermagem, explicaram os integrantes da Conatenf, que convidaram os profissionais de nível médio a participaram de consulta pública do Cofen sobre proposta de revisão na lei. Após as contribuições na consulta pública, a proposta será revista e, se aprovada pela plenária do Cofen, encaminhada ao Congresso Nacional.

“É a primeira vez que temos representação no Cofen. Se antes falávamos pelos corredores, entre nós, agora temos interlocução direta. É preciso questionar sim, sempre, mas também construir, conhecer o papel do conselho, dos sindicatos, das associações”, afirmou a técnica Aline Soares.

Conheça a composição da Conatenf:

Efetivos

  • Rosângela Fernandes Alves França (coordenadora)
  • Emerson Cordeiro Pacheco
  • Jefferson Erecy Santos
  • Dorly Fernanda Gonçalves
  • Paulo Murilo de Paiva

Suplentes

  • Geraldo Isidoro de Santana
  • Jairo Moraes Saraiva
  • Ademir dos Santos Pimentel Andrade
  • Adriano Araújo da Silva
  • José Antônio da Costa

ASC_3314[1] ASC_3237[1] ASC_3281[1] ASC_3293[1] ASC_3272[1] ASC_3246[1] ASC_3263[1] ASC_3308[1] ASC_3248[1]

Conatenf atua como instância de representação do nível médio na plenária do Cofen
Conatenf atua como instância de representação do nível médio na plenária do Cofen

ASC_3245[1]

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais