Toda solidariedade à população do Amazonas

Conselho Federal de Enfermagem destaca responsabilidade coletiva em conter o colapso sanitário do Amazonas

15.01.2021

Nota de solidariedade à população do Amazonas

 

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) manifesta sua solidariedade à população do Amazonas, diante do colapso do sistema de Saúde, sobrecarregado pelo aumento dos casos de covid-19 e pela falta de investimentos.

A Saúde é uma responsabilidade compartilhada da União, Estados e Municípios. São necessárias medidas enérgicas e articuladas para socorrer a população amazonense, com a transferência imediata de pacientes, fornecimento de oxigênio, equipamentos, e estruturação da rede de assistência.

A pandemia demonstra, de forma avassaladora, nossa interdependência e conexão. Nenhum homem é uma ilha. Cada vida é preciosa. Cada morte evitável e o luto de cada família nos enfraquece enquanto nação.

Lembramos à população da importância de manter o distanciamento social, o uso de máscaras, a lavagem das mãos, e de respeitar o toque de recolher em Manaus. O agravamento da pandemia não pode ser dissociado do afrouxamento do isolamento social. Somente em 4 de janeiro, por determinação judicial, atividades não-essenciais foram suspensas na capital.

Manifestamos também o nosso apoio e solidariedade às equipes de Enfermagem e todos os profissionais de Saúde pelo compromisso com a vida, em uma situação tão adversa. Profissionais que enfrentam seus próprios medos e que, diante da falta de equipamentos e oxigênio, não podem se desesperar. Utilizam o conhecimento como recurso e recorrem a procedimentos manuais para tentar manter os pacientes vivos. Vocês são os heróis do cuidado.

A perspectiva de vacinação traz um alento, mas sabemos que o mundo ainda conviverá com a covid-19 por anos. Um novo avanço da pandemia se consolida no Brasil, sem que jamais tenha sido alcançado o controle das transmissões. Não podemos relaxar na prevenção.

Urgimos o Ministério da Saúde, mais uma vez, a adquirir vacinas para a mais completa cobertura possível, com base em critérios técnicos, bem como seringas, agulhas, refrigeração e toda a logística necessária para assegurar que a vacinação chegue o quanto antes aos brasileiros, iniciando com os grupos prioritários, sujeitos a maior risco e exposição.

 

Conselho Federal de Enfermagem

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais