UFPB realiza qualificação de alunos do Mestrado Profissional em Gerontologia
Curso é promovido por meio do convênio Cofen/Capes. Presidente do Conselho Federal de Enfermagem esteve presente no evento de abertura das qualificações
06.03.2023
Teve início nesta segunda-feira (6/3) a semana de qualificação dos alunos das turmas das modalidades “sede” e “fora de sede” do programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Gerontologia da Universidade Federal da Paraíba. Com condução da UFPB, o curso é fruto do acordo de cooperação técnica firmado entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes). A presidente do Cofen, Betânia Santos, e o gestor do convênio, Neyson Freire, acompanharam a solenidade de abertura das qualificações.
A turma “fora de sede” do mestrado em Gerontologia conta com dez alunos, provenientes da cidade de Barra dos Garças, na região do Araguaia, localizada a 500 km da capital de Mato Grosso. Os mestrandos foram selecionados no terceiro edital do acordo Cofen/Capes, em 2021.
Maria Adelaide Paredes, coordenadora do programa, destacou a relevância do convênio. “O apoio oferecido pelo Conselho Federal por meio desta iniciativa inovadora tem sido fundamental, possibilitando não apenas desenvolvimento do programa, também a formação de projetos e a realização de intercâmbios acadêmicos”, disse.
Ao conversar com os alunos, a presidente do Cofen reforçou o compromisso do Conselho Federal com a atualização profissional. “Para além de um órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional, buscamos proporcionar a oferta de qualificação para nossos enfermeiros, técnicos e auxiliares. A Enfermagem, na medida em que investe na atualização do conhecimento, se torna reflexiva, crítica e ainda mais essencial para os serviços de saúde”, finalizou.
Maior programa de Mestrado Profissional do país, o acordo Cofen/Capes visa mitigar uma demanda reprimida ocasionada pela baixa oferta de cursos de Mestrado Profissional em Enfermagem reconhecidos pela Capes no país. Com foco na sistematização da assistência, gestão em enfermagem, tecnologia e inovação, é voltado para enfermeiros com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, além de instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS.
“É muito gratificante observar os enfermeiros da região do Araguaia estudando e realizando importantes pesquisas. Estamos felizes com o resultado do convênio Cofen/Capes, que tem levado qualificação aos profissionais de regiões distantes, mas que não deixam de ser prioritárias para a melhoria da qualidade da saúde”, destacou Neyson Freire.
Na ocasião, mestrandos do programa compartilharam suas experiências. “O mestrado está sendo extremamente relevante para a minha formação e tem realizado mudanças significativas na minha vida e na dos meus colegas. Muito em breve, colocaremos em prática nossos produtos e poderemos ver a qualificação da assistência e a melhoria da saúde da população”, afirmou Suzicleia de Jesus, aluna da turma “fora de sede” que está desenvolvendo um infográfico para promoção da saúde mental da equipe de Enfermagem em desaceleração profissional.
“É uma grande honra fazer parte deste programa e presenciar a criação de tantos produtos importantes e estratégicos. O mestrado ofertado pelo acordo Cofen/Capes permite transformar a realidade do nosso Sistema Único de Saúde. Agradeço ao Cofen pela realização desse convênio que possibilita a capacitação de tantos enfermeiros ao redor do Brasil”, frisou a mestranda da turma na modalidade “sede” Karinna Lima, que desenvolve um aplicativo educativo para acompanhantes de idosos em cuidados paliativos.