UFPR e Cofen iniciam primeiro Mestrado Profissional em Enfermagem de Rondônia

Programa, oferecido pela UFPR na modalidade fora de sede, é fruto da parceria Cofen/Capes

21.10.2020

Presidente do Cofen, Manoel Neri, proferiu aula inaugural sobre “Práticas Avançadas de Enfermagem: desafios para a tecnologia e humanização”

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizaram, nesta quarta-feira (21/10), no auditório do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), aula inaugural da primeira turma de Mestrado Profissional em Enfermagem no estado. Com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), o mestrado na modalidade fora de sede foi uma inovação do edital 2 do convênio Cofen/Capes, que garantiu vagas em regiões prioritárias, como a Amazônia Legal.

“Esse é um dia histórico para a Enfermagem de Rondônia. O mestrado profissional vai ajudar muito no desenvolvimento e no progresso da Enfermagem no estado”, destacou o presidente do Cofen, Manoel Neri, que proferiu aula inaugural sobre “Práticas Avançadas de Enfermagem: desafios para a tecnologia e humanização”.

Participaram da abertura a coordenadora do Programa Prática do Cuidado em Saúde da UFPR, Letícia Pontes, a líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Inovação em Saúde da UFPR, Mitzy Reichembach, e a presidente do Coren-RO, Silvia Piedade.

Tendo como foco a Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE), a turma conta com dez profissionais enfermeiros que atuam em instituições públicas e privadas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa é uma oportunidade que não tínhamos aqui no estado. Foi uma iniciativa muito feliz do Cofen, ter feito parceria com a UFPR, por proporcionar essa oportunidade de crescimento profissional e fortalecimento da Enfermagem em Rondônia”, destacou a enfermeira Bruna Medeiros, que foi aprovada no programa.

Convênio Cofen/Capes – O maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil é uma parceria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – Capes), que visa a formação de 500 profissionais em cinco anos. Os mestres egressos das primeiras turmas já estão implementando e publicando resultados de seus trabalhos, com impacto em sua atuação profissional.

A abertura de vagas, 100% financiadas pelo Cofen, garante a formação gratuita dos profissionais e visa a melhoria da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). Voltado para enfermeiros com vínculo empregatício na rede de Saúde Municipal, Estadual, Federal e nas Instituições Privadas e Filantrópicas que prestem serviços ao SUS o programa tem foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem, na Implementação do Processo de Enfermagem, além da Gestão em Enfermagem, nova área contemplada no edital 2.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais