#07 Cofen/Capes: E-book orienta uso de ultrassom para sondagem de alimentação transnasal

Disponível no CofenPlay, ebook é fruto do mestrado profissional do enfermeiro Shueyd Borges, sob orientação da professora Letícia Pontes

24.02.2025

Professora Letícia Pontes e Shueyd Borges

Já está disponível gratuitamente, na multiplataforma CofenPlay, o e-book Sondagem de Alimentação Transnasal Assistida por Sonda. O produto é fruto do mestrado profissional do enfermeiro Shueyd Borges, sob orientação da professora Letícia Pontes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio do acordo de cooperação técnica entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

“A busca por inovação e tecnologias em saúde sempre foi uma prioridade na minha trajetória, e a ultrassonografia point-of-care (POCUS) emergiu como uma ferramenta essencial, especialmente para enfermeiros. Ao me especializar nessa área, percebi o impacto transformador que o ultrassom pode ter na prática clínica de Enfermagem. Com o POCUS, os enfermeiros têm a capacidade de realizar avaliações rápidas e precisas, guiar procedimentos, diretamente no leito do paciente, o que facilita a tomada de decisões imediatas e a implementação de intervenções mais eficazes”, explica Shueyd. A realização de Ultrassonografia à beira do leito por enfermeiro, no ambiente pré-hospitalar, é normatizada pela resolução Cofen 679/2021.

“O material busca não apenas consolidar o conhecimento técnico, mas também contribuir para a padronização e o aprimoramento das práticas de Enfermagem”, afirma Shueyd. “Como parte desse processo, criei e validei um algoritmo decisório inovador, que integra tecnologia, segurança do paciente e práticas baseadas em evidências. Este algoritmo oferece uma abordagem sistemática para a sondagem transnasal, promovendo melhorias significativas na qualidade do cuidado e segurança dos pacientes”, explica o enfermeiro, que atuou como preceptor no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar (UFPR).

“Tudo isso só foi viabilizado graças ao Acordo CAPES/COFEN, que possibilitou a implementação de iniciativas educacionais e de capacitação fundamentais para a inovação nas práticas de Enfermagem. Motivado por essa oportunidade única proporcionada pelo acordo, busquei o mestrado profissional para aprofundar meus conhecimentos e contribuir significativamente para a evolução da Enfermagem”, afirma Shueyd.

Novo Profen formará 420 mestres e 80 doutores em Enfermagem

O Cofen e a Capes/MEC formalizaram, em agosto de 2024, um novo Acordo de Cooperação Técnica para lançar o maior programa de financiamento de mestrado e doutorado profissional em Enfermagem do país. Entre as novidades, estão a inclusão de vagas para doutorado profissional em Enfermagem, a destinação de verba de capital para aquisição de softwares de análise de dados, notebooks e outras demandas dos alunos, conforme as normas da Capes/MEC, além da criação de vagas de mestrado para enfermeiros atuantes em regiões de fronteira (Mercosul) e a atualização dos valores das verbas de custeio por aluno.

O Profen prevê a formação, ao longo dos próximos cinco anos, de 420 enfermeiros mestres e 80 enfermeiros doutores em Enfermagem. O programa financia a criação de vagas em universidades e está voltado para profissionais com vínculo empregatício na rede de saúde pública municipal, estadual, federal, além de instituições privadas e filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais