UPAs avançam no dimensionamento de pessoal em São Bernardo do Campo

"Trabalhar com o número adequado de profissionais garante, além da segurança dos profissionais, uma assistência com mais qualidade à população", afirma o conselheiro federal Luciano.

26.08.2019

As oficinas pretendem instrumentalizar o enfermeiro RT na elaboração de um dimensionamento de quadro de profissionais

A Oficina de Dimensionamento de Pessoal para os responsáveis técnicos de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPA), localizadas em São Bernardo do Campo, é mais um passo para aproximação do conselho regional com os profissionais. Com o objetivo de assegurar melhores condições de trabalho para a prática da assistência segura, a fiscal do Coren-SP, Silvia Ayumi Wada, ministrou a oficina para avaliar o quadro de profissionais nas unidades, em relação à demanda de atendimento.

Além da fiscal, estiveram presentes a enfermeira e a diretora da divisão de atenção pré-hospitalar e de urgência e emergência, Elaine Lima Martins, os nove responsáveis técnicos e os seis gestores das unidades do município.

A fiscal Sílvia conduziu uma reunião, tirou dúvidas e apontou caminhos sobre o dimensionamento adequado. “Esse encontro esclareceu como o dimensionamento correto garante o número adequado de profissionais, visando à diminuição da sobrecarga de trabalho. Ações como essa, contribuem para segurança do paciente, bem como a orientação e motivação para darmos continuidade ao nosso trabalho”, conta Elaine.

Segundo Elaine, o retorno de todo o processo foi muito positivo. O quadro anterior ao dimensionamento era de 446 auxiliares e técnicos e 100 enfermeiros. Depois da ação, as unidades já contavam com 496 auxiliares e técnicos e 120 enfermeiros nas UPAs.

O conselheiro federal Luciano da Silva considera essa aproximação da gestão dos regionais e da fiscalização com os profissionais um caminho para a conscientização da importância do dimensionamento de pessoal. “É um momento em que os Enfermeiros Responsáveis Técnicos podem esclarecer dúvidas e saírem da oficina mais capacitados. Trabalhar com o número adequado de profissionais garante, além da segurança dos profissionais, uma assistência com mais qualidade à população”, afirma Luciano.

Oficina de Dimensionamento de Pessoal – as oficinas têm por finalidade instrumentalizar o Enfermeiro Responsável Técnico na elaboração de um dimensionamento de quadro de profissionais de enfermagem, para que, assim, as instituições possam exercer as práticas de assistência com qualidade e segurança.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais