UPAs de Curitiba recebem Certidão de Responsabilidade Técnica

Certidão garante a concessão de anotação de responsabilidade técnica (CRT) pelo serviço de Enfermagem

01.11.2018

Reunião ocorreu na sede do Coren-PR

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) entregou na última quarta-feira (31), no edifício sede, Certidões de Responsabilidade Técnica para os enfermeiros coordenadores das 9 Unidades de Pronto Atendimento de Curitiba. A Resolução Cofen 509/2016 esclarece que a certidão é um documento emitido pelo Coren, pelo qual se materializa o ato administrativo de concessão de anotação de responsabilidade técnica (CRT) pelo serviço de Enfermagem.

A presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo, afirmou que a entrega das CRTs representa um marco para a Enfermagem. “Neste momento estamos reconhecendo e empoderando profissionais para que sejam o elo entre o serviço de assistência e usuários e assim exerçam suas atribuições diante do que prevê a resolução”.

O diretor técnico do Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba, Pedro Henrique também ressaltou a importância da concessão para a promoção da assistência de qualidade. “Acrescento que este é o primeiro conselho que nos convidou para estarmos na sede”, disse o médico.

Para a diretora administrativa da Secretaria Municipal da Saúde, Anna Paula Penteado, o principal papel dos gestores é dar condições para que os profissionais exerçam suas atribuições beneficiando a sociedade. “A presença de um Enfermeiro Responsável Técnico em cada UPA significa uma grande evolução para o sistema. Nosso foco é a qualidade assistencial”, destacou.

Palavra dos Enfermeiros Responsáveis Técnicos – Os nove Enfermeiros Responsáveis Técnicos pelas UPAS de Curitiba receberam as certidões, de acordo com a resolução Cofen.

Luciane Azevedo, ERT UPA Tatuquara: “A partir de agora o grupo deve trocar informações e experiências para a melhoria do trabalho”.

Cristhian Caetano, ERT UPA Pinheirinho: “Vamos agregar conhecimento”.

Lucimar Savi, ERT UPA Fazendinha: “A concessão da CRT é uma demonstração de respeito ao profissional e ao usuário, tenho orgulho de fazer parte desta equipe”.

Regina Strapasson, ERT UPA Cajuru: “Estamos prontos para aprender cada vez mais”.

Sabrina Kirchner Andrade, ERT UPA Boqueirão: “Urgência e emergência merecem toda a atenção”.

Wendel de Oliveira, ERT UPA CIC: “É um legado para a Enfermagem, precisamos tomar posse desta atribuição para que a comunidade nos reconheça como profissionais com conhecimento técnico e científico”.

Sandra Regina Leichsenring, ERT UPA Boa Vista: “É um reconhecimento do município e do Coren; tenho 9 anos de Urgência e Emergência e este é um momento especial”.

Silvana de Fátima Fantinatto Burim, UPA Sítio Cercado: “É um trabalho desafiador e é importante saber que temos apoio”.

Ana Cristina Mioko Milde Miyawaki, ERT UPA Campo Comprido: “A CRT representa o reconhecimento ao trabalho do enfermeiro”.

A coordenadora das UPAS no Departamento de Urgência e Emergência, Vanessa Laplechade, destacou que o compromisso é de todos. “Estamos firmando um compromisso de evolução nos nossos serviços. Queremos que este compromisso se reverta em crescimento para o profissional e segurança para o usuário da Saúde”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais