Vacina contra HPV reduz em 62% mortes por câncer de colo de útero

Vacina contra HPV está disponível no SUS, mas imunização segue abaixo da meta

09.12.2024

Vacina está disponível no SUS para meninas e meninos (Foto: Phillipe Guimarães/MS)

Estudo publicado no final de novembro na revista científica JAMA mostrou que a vacina contra o HPV (papilomavírus humano) reduziu em 62% as mortes por câncer de colo de útero entre as mulheres com menos de 25 anos. O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres que vivem em regiões menos desenvolvidas do mundo.

O estudo longitudinal confirma a eficácia da vacina, disponível no Sistema único de Saúde (SUS), em dose única, para meninas e meninos de 9 a 14 anos; pessoas imunocomprometidas (que vivem com o HIV, transplantadas ou pacientes oncológicos) com três doses; vítimas de abuso sexual; usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP) de HIV e pacientes portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR). O HPV também está relacionado a casos de câncer no pênis, ânus e de faringe/garganta.

O Ministério da Saúde fará campanha voltada para adolescentes de 15 a 19 anos que não tenham se vacinado contra o HPV na idade recomendada. A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal, com estratégias como a vacinação em ambientes educacionais, como escolas e faculdades, e oferta da vacina na Atenção Primária à Saúde (APS). 

A Enfermagem tem um papel fundamental na busca ativa, com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na atualização do calendário vacinal nos atendimentos de demanda espontânea. São 35 mil salas de vacina, coordenadas por enfermeiros, em todo o território nacional.  “A Enfermagem tem um papel fundamental na elaboração desta estratégia e na orientação aos adolescentes e suas famílias sobre a importância da vacina”, afirma a conselheira Betânia Santos, coordenadora da Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde do Adolescente, Adulto e Idoso (CTEASAAI) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A adesão à vacina segue abaixo da meta, apesar do crescimento. Em 2023, foram aplicadas mais de 6,1 milhões de doses da vacina contra o HPV. O número é o maior desde 2018 (5,1 milhões) e representa um aumento de 42% em relação a 2022, quando foram aplicadas pouco mais de 4 milhões de doses. 

 

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais