Senador Valdir Raupp apresenta projeto de Lei do Descanso para Enfermagem

Projeto, proposto pelo Cofen, dispõe sobre condições dignas de descanso para os profissionais de Enfermagem

10.09.2015

Presidente do Cofen, Manoel Neri, apresentou a proposta ao senador em 2/9
Presidente do Cofen, Manoel Neri, apresentou a proposta ao senador em 2/9

O senador Valdir Raupp (PMDB/RO) apresentou, nesta quarta-feira (9/9), projeto de lei dispondo sobre condições dignas de descanso para profissionais de Enfermagem. O PLS 597/2015 acrescenta o artigo 15-A à Lei 7.488/86, para dispor sobre as condições de repouso dos profissionais de enfermagem durante o horário de trabalho.

O PLS 597/2015 foi elaborado por iniciativa do Cofen, que apresentou a demanda ao senador, em audiência realizada na semana passada (2/9). Valdir Raupp ouviu atentamente o presidente do Cofen, Manoel Neri, e concluiu que a questão traz “enorme impacto social”, sem custo orçamentário significativo. “Trata-se de medida que preserva a integridade física dos trabalhadores e das pessoas por eles atendidas”, afirmou.

A ausência de locais adequados ao descanso foi uma das dificuldades relatadas pelos profissionais na Pesquisa Perfil da Enfermagem (Fiocruz/Cofen), citada na justificativa do PLS 597/2015. O espaço físico de repouso está presente em 51% dos locais de trabalho na rede pública, 49% na rede privada e 38% na filantrópica. Sem espaço apropriado, muitos profissionais mantêm o plantão sem intervalo ou repousam em condições precárias, até mesmo sob os balcões de atendimento.

A exaustão física provocada pelas longas jornadas esta associado à redução do discernimento e aumento dos erros cometidos por profissionais de Saúde. O Estado do Rio de Janeiro já adota Lei do Descanso, de autoria da deputada enfermeira Rejane (PC do B/RJ).

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais