VI Marcha pela Humanização do Parto destaca atuação multiprofissional

Marcha conta com apoio do Cofen e Coren-PI

13.11.2018

VI Marcha pela Humanização do Parto reuniu cerca de 4 mil pessoas em Teresina

Com o objetivo de informar e sensibilizar a população piauiense, em especial as mulheres, a respeito da importância e do direito ao parto humanizado, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren–PI), junto aos demais conselhos da área da saúde, instituições de ensino superior e entidades da sociedade civil, realizou, na tarde do último sábado (10/11), a VI Marcha pela Humanização do Parto, em Teresina.

O evento, que teve concentração na Ponte Estaiada Mestre Isidoro França e seguiu em caminhada até o balão do Riverside Shopping, contou com muita animação, descontração e esclarecimento sobre essa temática do parto humanizado. Na ocasião, o representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), conselheiro federal Lauro Cesar de Morais e a coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher, Vera Bonazzi, se fizeram presentes, além de estudantes, profissionais de enfermagem e gestantes.

Esse ano, a Marcha destacou a importância da gestante ser acompanhada por uma equipe multiprofissional composta por diversos profissionais de saúde, além do cumprimento da Lei nº 11.108, de 2005, conhecida como a Lei do Acompanhante, que assegura a gestante a presença do profissional que acompanhará o processo, observando todos os cuidados necessários com a mãe e o bebê.

Secretário de Saúde participou da Marcha, que tem apoio do Cofen e do Coren-PI

Tatiana Guimarães, presidente do Coren – PI, destacou sua satisfação com aqueles que vieram de longe para participar desse momento. “Mesmo depois de tantas adversidades, ainda temos forças para estarmos aqui hoje, todos juntos, lutando por essa causa tão nobre que é a humanização do parto. Esse é, sem dúvidas, um dos momentos mais lindos da construção da família”, afirmou.

Lauro Cesar de Morais, representante do Cofen, parabenizou os responsáveis pelo empenho em idealizar o evento e fez um apelo às autoridades quanto a necessidade de investir na assistência. “Estamos hoje no sexto ano desse grande evento que tem como parceiros, o Conselho Federal, instituições de ensino, instituições de saúde, mas, principalmente, cidadãos e cidadãs que querem o bem das mulheres. É preciso alertarmos nossos governantes para que possam investir na boa estrutura física e em profissionais de saúde a fim de oferecer uma assistência segura, digna e humana a todas as gestantes”, disse ele.

O Secretário de Saúde do Estado do Piauí, Florentino Neto, destacou sua satisfação em presenciar tanto estudantes universitários reunidos em prol da causa do parto humanizado. “Estou muito feliz em perceber a grande quantidade de estudantes aqui presentes. Isso me motiva, pois sei que é a renovação da enfermagem e da saúde pública. Ver essa motivação de vocês sobre um tema tão pertinente, é muito importante para o nosso Sistema Único de Saúde, o qual nós devemos proteger justo nesse momento de fragilidade”, falou Florentino.

Esse ano, mais de 4 mil pessoas participaram da Marcha, orientando e divulgando o parto humanizado, que entende a gestação e o parir como atos fisiológicos fundamentais no processo reprodutivo.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais