Cofen celebra os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente

Cofen, por meio da Comissão Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente, tem atuado para fomentar estratégias inovadoras assistenciais e de gestão

01.04.2023

Comissão Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente está trabalhando para promover o uso das melhores práticas nas atividades assistenciais

O Programa Nacional de Segurança do Paciente completa 10 anos e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio da Comissão Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente (CNQSP), tem se reunido com o objetivo de propor melhorias relacionadas ao processo de trabalho da categoria de Enfermagem, buscando fomentar estratégias inovadoras assistenciais e de gestão nas áreas de Segurança do Paciente, Gestão de Risco e Gestão da Qualidade, conferindo assim maior eficiência e qualidade, promovendo o uso das melhores práticas nas atividades assistenciais.

O mês de abril é alusivo à segurança do paciente em função do lançamento, no dia 1º de abril de 2013, do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde, com o objetivo de promover a cultura da segurança do paciente no país por meio de ações voltadas para a prevenção de eventos adversos e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde. Desde então, foram implementadas diversas iniciativas para garantir que os pacientes recebam um atendimento seguro e de qualidade (CONASS).

Neste ano de 2023, o programa traz o seguinte tema para sua campanha anual Abril pela Segurança do Paciente – “10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente – compartilhar os avanços para acelerar a mudança”.

Nesta perspectiva, a CNQSP incentiva os trabalhadores da saúde, serviços de saúde, universidades, escolas de saúde e gestores da saúde a compartilharem experiências exitosas, como forma de estimular novas iniciativas, por meio da socialização de ações realizadas ao Ministério pelo e-mail: abrilsegpaciente@.saude.gov.br. Ressaltamos que o Cofen disponibiliza a certificação do Selo de Qualidade pelo Programa Nacional de Qualidade – PNQ, identificando boas práticas na área da segurança do paciente em instituições avaliadas.

Resultados de melhoria na assistência à saúde já são percebíveis e bastantes significativos. Segundo o CONASS, dados do Ministério da Saúde reportam uma redução de 18% na taxa de mortalidade hospitalar no Brasil nos últimos anos. No entanto, é necessário avançarmos na disseminação da temática e na qualidade da assistência prestada por todos profissionais de Enfermagem.

Para a coordenadora da Comissão Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente, Lívia Santos, “é fundamental criarmos estratégias de melhoria na assistência à saúde, sendo importante ressaltar que a Enfermagem como protagonista no processo do cuidar tem um papel ímpar na promoção e disseminação das boas práticas”.

“Inúmeros desafios estão colocados para todos os envolvidos e engajados na luta pela segurança do paciente. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais abraça esta causa e tem atuado para promover todos os instrumentos técnicos, éticos e legais que possibilitem a superação das dificuldades enfrentadas por aqueles que necessitam de cuidados em saúde”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais