Coren-RJ recebe inscrições para prêmio D. Ivone Lara

Voltando para cantores profissionais de Enfermagem, prêmio incentiva o bem-viver e tecnologias não invasivas de cuidado

05.05.2023

Com a proximidade da Semana da Enfermagem, comemorada no mês de maio, o Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (Coren-RJ), por meio da comissão Cultural e Artística, instituiu o Prêmio ‘Dona Ivone Lara: a profissional da saúde por trás do samba’.

Para participar da premiação, o profissional interessado deverá ler o edital e enviar a documentação comprobatória até o dia 20 de maio de 2023 para que a banca de avaliadores aprecie o conteúdo entregue. O resultado será publicado no site do conselho dia 22/05. Se inscreva pelo link

Ficará estabelecida um total de 40 premiações que serão divididas em: 20 (vinte) premiações para representantes Enfermeiros(as) e 20 (vinte) para representantes Técnicos e/ou Auxiliares de Enfermagem.

– A nossa ideia de criar o prêmio Dona Ivone Lara está também associada a proposta da Associação Brasileira de Enfermagem, a ABEN, onde o tema este ano é justamente a Valorização do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável e Bem Viver, e o que é o Bem Viver senão cuidar das pessoas para além das doenças, estamos vivendo num contexto social que nos adoece, as doenças psicossomáticas tomando cada vez mais espaço. Propagar o “bem viver” com técnicas e tecnologias não invasivas do cuidado de enfermagem, tão defendidas e difundidas pela a Enfermeira Ivone Lara no auge da reforma psiquiátrica, humanização do tratamento de pessoas com sofrimentos mentais que foi um movimento reconhecido mundialmente, muito nos inspira nos dias de hoje e nos leva a uma reflexão – pontua Cristiane Bernardo, coordenadora do grupo de trabalho responsável pela programação cultural do Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de janeiro.

Dona Ivone Lara: A profissional da saúde por trás do samba – Cantora, poeta, primeira mulher a assinar um samba-enredo e fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba. Dona Ivone Lara tem uma biografia extensa e marcante na música popular brasileira que extrapola a cultura para alcançar a História da saúde no Brasil.

Para além da jornada da menina órfã, criada pelos tios e que logo cedo aprendeu a tocar cavaquinho, há a mulher vinda do subúrbio do Rio de Janeiro que se tornou uma enfermeira e uma das primeiras assistentes sociais negras do Brasil. No final da adolescência, mudou-se para Madureira e buscou uma profissão para ser seu ganha-pão, enquanto mantinha a música como hobby. A Enfermagem foi sua escolha.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais