Coren-RS promove 1º Jornada de Urgência e Emergência

Evento reuniu mais de 350 pessoas em Bento Gonçalves

21.09.2023

Evento pode ser acessado no canal do Youtube do Coren-RS

A I Jornada Gaúcha de Enfermagem em Urgência e Emergência foi um sucesso. Promovido pelo Coren-RS e pelo Cofen, em parceria com a prefeitura de Bento Gonçalves, o evento reuniu mais de 350 pessoas na Casa das Artes, no município serrano, nesta terça-feira (19/9). Foi um dia inteiro de capacitações, atualizações, reflexões e de integração entre colegas da categoria, de estudantes a profissionais mais experientes.

“Além de regulamentar e fiscalizar, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais tem promovido eventos para capacitação de acadêmicos e profissionais. Além das nossas atividades finalísticas, queremos, por meio dessas atividades como a jornada, qualificar a Enfermagem para melhor atender toda a sociedade”, destacou Betânia.

Cofen esteve presente na mesa de abertura do evento

A conselheira Rosane Ciconet comandou a primeira palestra da jornada. Ela, que coordena o Grupo de Trabalho de Regulação do Coren-RS e trabalhou na implantação do SAMU 192 no Rio Grande do Sul e em outros estados e municípios, abordou o tema “A evolução da Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) brasileiro”. Na sequência, o enfermeiro Eduardo Fernando de Souza falou sobre “As novas normatizações do Cofen para a Enfermagem na Urgência e Emergência”. De forma online, a enfermeira Marisa Malvestio, assistente de direção do Núcleo de Educação Permanente (NEP) SAMU 192 de São Paulo palestrou sobre “Suporte Intermediário de Vida no APH”. O turno da manhã da Jornada foi encerrado com a atividade “Terapias elétricas e interpretação do eletrocardiograma (ECG)”, com a participação do enfermeiro Walber Alves Frazão Junior, membro da ERR e da Conue, também coordenador de Enfermagem do SAMU 192 de João Pessoa, na Paraíba.

À tarde, o evento foi retomado com a palestra “Atendimento em Saúde Mental no pré-hospitalar: equipe segura e paciente seguro”, com Tatiane Lima, enfermeira reguladora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU-RS. Após, Eduardo Fernando de Souza voltou para abordar o tema “Atuação do Cofen na gestão e resposta aos desastres e emergências de saúde pública”, acompanhado do conselheiro do Coren-RS e auxiliar de Enfermagem Luiz Carlos Moraes. A Jornada foi encerrada com a psicóloga Melissa Haigert Couto, que palestrou sobre “Ressignificando as perdas que cuidamos: cuidado com os cuidadores”. Melissa que é da Rede de Apoio Psicossocial em Desastres (RAP), com experiência nos episódios de Brumadinho, Boate Kiss, queda do avião da comitiva da Chapecoense, entre outros.

A abertura do evento teve a participação da presidente do Cofen, enfermeira Betânia Santos; do presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla; do secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Gilberto Souza Junior; do comandante do Corpo de Bombeiros Militar do município, Gustavo Kist; do coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue) do Cofen e membro da Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, enfermeiro Eduardo Fernando de Souza; da chefe da Divisão de Urgência e Emergência do Departamento de Regulação Estadual, Andrea Cristiane da Silva Pinheiro; e da coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bento Gonçalves, enfermeira Melissa Bonato.

“Evento maravilhoso, com casa cheia. Saímos do evento mais fortes profissionalmente, qualificados e sensibilizados, e também mais fortes como ser humano”, avaliou Melissa Bonato. Os certificados ficarão disponíveis no site do Coren-RS a partir de sexta-feira, dia 22 de setembro. A jornada foi gravada em vídeo e pode ser acompanhada, na íntegra, pelo canal do Conselho no YouTube.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais