Comissão de Inovação e Empreendedorismo se reúne com governo federal

“Buscamos o apoio e parceria”, declarou a conselheira Ludimila Cunha, integrante da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo

08.05.2024

Representantes do Cofen tiveram encontro com secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo e Empresa de Pequeno Porte.

A Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo do Conselho Enfermagem de Enfermagem em Saúde (CNIE/Cofen) se reuniu com o governo federal na tarde desta terça-feira, 7/5, em Brasília. Representantes do Cofen tiveram encontro com Tadeu Alencar, secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo e Empresa de Pequeno Porte.

A reunião tece como pauta a busca da construção de pontes junto ao governo e a elaboração de estratégias para estimular o profissional de Enfermagem a influir nos processos de geração de soluções para os sistemas de Saúde. O ministério, que recém foi criado durante esta gestão, lançou um programa específico de empreendedorismo feminino chamado “Elas Empreendem”, que converge na prevalência de mulheres, que representam 85% da profissão de Enfermagem.

Os profissionais de Enfermagem vivenciam diariamente as minúcias dos processos na Saúde. Tanto a Saúde pública como a suplementar dependem que eles façam parte do processo de oferecimento de alternativas e soluções que gerem impactos. “Criar uma ponte junto ao Ministério do Empreendedorismo é o caminho para que ações sejam implementadas e transformem a profissão pra atuar junto ao mercado profissional”, declarou a enfermeira e empreendedora de Recife, Priscila Ferraz.

O ministério manifestou suas boas intenções e a perspectiva de fortalecer laços com a profissão do cuidado. “Esta é a primeira reunião de uma série que pretendemos ter, é muito importante estabelecer parcerias, ficamos felizes de receber reconhecidas militantes da causa da Enfermagem”, declarou o secretário-executivo Tadeu Alencar após o encontro.

A Enfermagem tem condições de elaborar as melhores práticas para os negócios em Saúde. “Buscamos o apoio e parceria, entendemos que para uma Enfermagem empreendedora e valorizada precisamos de uma política de incentivo, através de ações estratégicas que vão desde a educação empreendedora, com cursos que capacitem esse público para concorrer no mercado de saúde, até políticas que visem uma mudança de paradigma e cultura na sociedade”, declarou Ludimila Cunha, conselheira federal e integrante da CNIE/Cofen.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais