Cofen recebe secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Cofen e Ministério da Saúde discutiram planejamento da força de trabalho, formação e práticas avançadas de Enfermagem

22.07.2024

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu, na tarde desta segunda-feira (22), durante a 557ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP), a participação da Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Isabela Cardoso. O encontro teve como objetivo discutir parcerias estratégicas, avanços na residência profissional, práticas avançadas de Enfermagem e outras iniciativas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Isabela Cardoso destacou a retomada da residência médica como uma prioridade central para o Ministério da Saúde. “A ampliação no número de bolsas de residência, com um aumento de 1130% entre 2022 e 2024, faz com que o Ministério da Saúde atualmente financie quase 52% do total de bolsas de residência no país”, afirmou.

Ela também abordou a colaboração com o Cofen para discutir práticas avançadas de Enfermagem, que ela prefere chamar de práticas necessárias para atender às demandas do SUS. Isabela ressaltou a importância das residências na formação dos profissionais e mencionou programas de integração de serviços, como o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Etnia. Além disso, anunciou a intenção de lançar novos programas, como o “Vivências no SUS”, com foco na formação docente e na melhoria contínua da capacitação dos profissionais de saúde.

Formação e Gestão do Trabalho – A secretária informou que o Ministério da Educação (MEC) suspendeu a abertura de novos cursos de Educação a Distância (EaD) em saúde para permitir uma revisão aprofundada sobre a formação na área, além da criação de grupos de trabalho e consultas públicas. “Essa suspensão é necessária para garantir a qualidade da formação dos nossos profissionais de saúde”, explicou.  O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem defende a formação presencial de futuros profissionais e promoveu, na última década, campanhas, audiências públicas e diálogos interinstitucionais sobre a importância de da melhoria da regulamentação e fiscalização do MEC.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, reiterou o compromisso do Conselho em colaborar com a SGTES para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem em todo o país. “Estamos prontos para enfrentar questões de interesse mútuo, como o dimensionamento profissional. Com o apoio da SGTES e do Ministério da Saúde, podemos desenvolver soluções eficazes para problemas complexos na área da Enfermagem”, afirmou Neri.

Isabela também mencionou que todas as ações do Ministério da Saúde convidam a participação do Cofen, destacando a discussão sobre o planejamento da força de trabalho na saúde, onde foi lançado um censo nacional para identificar e mapear as condições de trabalho e a formação dos profissionais. Ela enfatizou a importância desse censo para discutir questões relacionadas à carreira e informou sobre a realização da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação, com participação de outros países, focada na força de trabalho em saúde, especialmente após a pandemia de covid-19.

O vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes, reforçou o compromisso do Conselho em ser parceiro do governo federal na formulação de políticas públicas de saúde e educação. Ele destacou a importância da formação da força de trabalho em Enfermagem, especialmente para aumentar a cobertura em áreas mais complexas e distantes, como a saúde indígena e ribeirinha. Menezes também enfatizou a disposição do Cofen em colaborar em programas de enfrentamento e nas políticas de saúde da mulher. “Esses diálogos refletem a busca por aprimoramento na formação e na prática dos profissionais de Enfermagem, visando sempre o fortalecimento do SUS e a melhoria da saúde pública no Brasil”, concluiu.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais